CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



quinta-feira, 30 de abril de 2009

REUNIÃO DA EQUIPE DE PROJETO






Muito comprometimento e parceria é o que caracteriza a equipe deste projeto.
Reunião realizada em 29/04/2009 tendo como pauta rever os trabalhos realizados por cada professor com seus alunos, programa de visitações, palestras realizadas por convidados e assuntos relativos a culminância do projeto. A equipe se compõe de outros professores, mas por compromisos profissionais não puderam estar presentes neste dia. Aguardem que todos nos mostraremos em grandes atividades.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA

A ETA Guandu foi incluída no Guinness Book, O Livro dos Recordes, como a maior estação de tratamento de água do mundo em produção contínua. Desde a inauguração da primeira etapa, em agosto de 1955, a ETA Guandu passou por sucessivas ampliações e melhorias técnicas que permitem hoje uma vazão de 43 mil litros por segundo, suficiente para abastecer uma população de 9 milhões de pessoas na região metropolitana do Rio de Janeiro. A ETA Guandu é uma das principais obras de engenharia do século 20 no Brasil e a certificação do Guinness, conseguida graças à outorga de uso da água obtida pela Cedae junto a Serla em fevereiro de 2007, evidencia a valorização internacional da engenharia brasileira. A Cedae está prestes a quebrar seu próprio recorde com o projeto Novo Guandu, que aumentará em 30% a capacidade do sistema.

Rumo à Conscientização da necessidade do uso racional de um de nossos bens mais preciosos: a água.

domingo, 26 de abril de 2009

PARA REFLETIR - Texto adaptado

Segundo a psicóloga Beth Furtado, “a sensação de posse é um prazer efêmero porque queremos sempre mais, sonhamos com o que não temos. A obsolescência ocorre já no ato da compra”.
Atire a primeira pedra quem nunca afogou as mágoas ou celebrou uma vitória se dando um presente, em geral, desnecessário, quase inútil. O pior é que quando não se encontra a felicidade nestas pequenas coisas, surge em seguida um profundo desapontamento.
Estímulo ao consumo é o que não falta, se você não tem o dinheiro que precisa para realizar “aquele sonho”, não é problema, tem o cartão de crédito, como pagar depois, é outra história, tem também as freqüentes propostas de empréstimos com mínimas exigências.
O que se fala aqui é do consumo desenfreado, não do consumo consciente. Afinal todos precisamos nos alimentar, nos vestir e também nos divertir.
Em 1992 uma ONG canadense criou o “dia de comprar nada”, 29 de novembro. A intenção do autor era de conscientizar as vítimas do consumo desenfreado sobre os riscos que o hábito representa para o planeta. Uma jornalista americana adotou a idéia e ficou um ano sem comprar supérfluo, o que resultou em um livro, ainda não traduzido em português. Ela diz que a ajuda de mantê-la firme no propósito foi definir o limite entre necessidade e desejo. Afirma ainda que descobriu um mundo de possibilidades e de valores estabelecidos por ela mesma.

Texto adaptado da revista Bons Fluídos – Duda Ramos

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mais novidades no nosso blog

O nosso blog está cada vez mais dinâmico e sempre cheio de novidades. "Se liga ae! "

Novos professores e suas turmas estão aderindo ao nosso Projeto e a idéia de um novo estilo de vida e padrão de comportamento . Com a entrada da professora Helenice de Biologia, da professora Débora de Português e da professora Maria Dulce de Francês já podemos contar com um total de 12 professores envolvidos com suas turmas . Bem Vindo a todos!!

Novos endereços de pesquisas também já foram adicionados aí ao lado na nossa lista como : a Conlurb, a Cedae , um portal de meio ambiente bem legal ( ambiente Brasil) e um outro do Ministerio da Ciência e Tecnologia e do Ministério do meio Ambiente que monitora as áreas de queimadas no Brasil e no Mundo. Vai lá conhecê-los !!

Também já adotamos um mascote . O macaquinho Ecoconsumidor chegou e já está devidamente instalado aí ao lado esperando para nos divertir e e claro, ganhar muitas bananas . Click na palavra more no canto embaixo e pegue uma banana. Depois e só colocá-la onde você quiser que o Ecoconsumidor vai apanhá-la fazendo muitas piruetas. Divirta-se !!!



Bem , por enquanto é só ..... Ficamos aquí aguardando diariamente sua visita. Ah ! , não se acanhe de deixar sua opinião e impressões em qualquer um dos comentários , certo?

segunda-feira, 20 de abril de 2009

CONSUMISMO

Consumismo é o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços. É também uma característica do capitalismo e da sociedade moderna rotulada como “a sociedade de consumo”.

Diferencia-se em grande escala do consumidor, pois este compra produtos e serviços necessários para sua vida enquanto o consumista compra muito além daquilo de que precisa.

O consumismo tem origens emocionais, sociais, financeiras e psicológicas onde juntas levam as pessoas a gastarem o que podem e o que não podem com a necessidade de suprir à indiferença social, a falta de recursos financeiros, a baixa auto-estima, a perturbação emocional e outros.

Além de consequências ruins ao consumista que são processos de alienação, exploração no trabalho, a multiplicação de supérfluos (que contribuem para o processo de degradação das relações sociais e entre sociedades ) e a oneomania (que é um distúrbio caracterizado pela compulsão de gastar dinheiro que é mais comum nas mulheres tomando uma proporção de quatro por um), o meio ambiente também sofre com este “mal do século”, pois o aumento desenfreado do consumo incentiva o desperdício e a grande quantidade de lixo.

Por Gabriela Cabral - Equipe Brasil Escola.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

Reciclando atitudes

O inico do século XXI caracteriza-se por uma tomada de consciência da humanidade de que os recursos naturais existentes no planeta Terra não são inesgotáveis ou capazes de garantir , infinitamente, o processo de reprodução da vida.
Por isso devemos tomar algumas atitudes em nossa casa, trabalho , escola que resultem em uma consciência ecológica preocupada com a defesa do meio ambiente com vistas a utilizar racionalmente os recursos da natureza.
Seria possível nos relacionarmos de forma mais civilizada com nossos restos imortais?

Tudo vai depender da nossa consciência ambiental.
MAS A LATA DE LIXO NÃO É UM DESINTEGRADOR MÁGICO DE MATÉRIA!

O lixo continua existindo depois que o jogamos na lixeira.
Não há como não produzir lixo, mas podemos diminuir essa produção.
Como?
Os três Rs
Trabalhando com os 3 R’S

Uma das formas de minimizar o impacto ambiental produzido pelo homem é a pratica dos 3 R’S.
REDUZIR
REUTILIZAR
RECICLAR


Reduzir
Reduzir o consumo, repensar a compra de bens desnecessários e com pouca durabilidade, evitar produtos com excesso de embalagens, reduzir o desperdício.


Reutilizar

Antes de descartar ou reciclar os produtos, usá-los de uma forma diferente e criativa.
Exemplo: O verso do papel, potes de vidro, sacolas, etc.


Reciclar

Reinserir o produto no processo produtivo, substituindo matérias-primas virgens, completando seu ciclo quando o produto volta ao mercado.

Vantagens da prática dos 3 R’S


Redução na extração de recursos materiais.
Redução dos resíduos nos aterros e o aumento da sua vida útil.
Redução de gastos do poder público com o tratamento de lixo
Redução de energia nas industriais.
Gasta-se menos reciclando o produto do que fazendo um similar da matéria prima.

Intensificação da economia local (sucateiros, catadores...)


RECICLANDO ATITUDES


O lixo só será um problema se não dermos a ele um tratamento adequado.

· A perspectiva ambiental na educação exige de um lado, uma boa caracterização do que é lixo, e também suas propriedades.

· O tratamento do lixo, sua reutilização e reciclagem, não podem ser vistos, sob a perspectiva de adestramento e sim de consciência ecológica.

· Reciclar o lixo significa também a reciclagem de nosso modo de viver, produzir e descartar.
A questão ambiental não diz respeito somente a saúde da natureza, diz respeito à qualidade de vida.
· Enfim, para que a vida seja melhor, só depende de nossas atitudes.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Você é o que consome

Os seres humanos consomem produtos e serviços do minuto em que acordam até o momento de dormir. Consumimos água, pasta de dente, energia elétrica, arroz, molho de tomate, gasolina, roupa e também música e educação.
É por isso que ouvimos a todo minuto que o consumo precisa ser “consciente”. Porque consumir é uma ação que está presente o tempo todo em nossas vidas.

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Eles gastam muito

Com um apetite consumista maior que o da média da população, o jovem brasileiro sabe onde quer gastar e ainda influencia as compras da família .


Esta é a chamada para a reportagem que a revista Veja publicou sobre o comportamento consumista exagerado do jovem brasileiro que em pesquisa que tomou como base um trabalho da Organização das Nações Unidas (ONU) chamado Is the Future Yours? (O Futuro É Seu?) os brasileiros ficaram em primeiríssimo lugar no ranking desse quesito, deixando para trás franceses, japoneses, argentinos, australianos, italianos, indianos, americanos e mexicanos.


click no link a seguir par ver a reportagem completa

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Crise da Água?!!

Atenção Turmas 2001 e 2010!!

Vamos tentar entender o comportamento da sociedade com relação ao consumo de água.

Atualmente muito se comenta sobre a importância da água em nosso planeta e de que ela á vital para a existência de vida. No entanto nós como habitantes desse planeta, nos preocupamos muito pouco com o desperdício de água. Porquê?

Provavelmente a maioria das pessoas já teve acesso a essas informações mas os argumentos não foram suficientes para provocar uma mudança de hábitos. Preguiça ou incredulidade sobre o risco de escassez de água? Talvez o fato de viver num país abundante em água como o Brasil nos leve a pensar que aqui a água nunca vai acabar ou, se isso acontecer, vai demorar tempo suficiente para que não estejamos mais vivos - o que não justificaria o “enorme” esforço de economizar água.
Vamos discutir esse tema. Profª Lourdes.