CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



sábado, 19 de maio de 2012

NOTÍCIAS RIO + 20


Desenvolvimento sustentável visa unir a preocupação de desenvolvimento econômico da geração atual sem comprometer os recursos do planeta de maneira que impeça o desenvolvimento das gerações futuras. Tem três bases: ambiental, econômica e social.
Esta é a meta da RIO + 20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em homenagem aos 20 anos da Eco 92. Ocorre de 13 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro.
Fique sabendo algo sobre este grande evento:
- Conselho de Desenvolvimento Sustentável
Conselho cuja criação será debatida durante a Rio+20. O objetivo é montar um grupo de países membros da ONU que teria poder político para implementar iniciativas de desenvolvimento sustentável.
- Cúpula dos Povos
Evento paralelo e crítico à Rio+20 que ocorre no Aterro do Flamengo, de 13 a 22 de junho. Reúne mesas de debate sobre os desafios para o futuro sustentável do planeta.

Fonte: Globo Natureza

RECICLAR É SAUDÁVEL


Reciclar é uma atitude que faz bem em qualquer situação. Pense só, reciclar suas idéias. Rever algumas atitudes e posições. Rever seu modo de viver. Todo este movimento nos faz repensar nossos padrões de vida. Isto em nosso mundo particular. Agora imagina se este repensar for mais extenso, fora de sua casa, de sua cidade, de seu país, se envolver todo o Planeta. Neste caso o assunto é mais sério. Por isso é sempre bom lembrar que assim como nós queremos uma vida saudável, o Planeta também tem esta necessidade, aliás, o nosso bem estar depende do mundo a nossa volta. Se nossa casa está arrumada, nos sentimos bem. Então por que não pensar em arrumar a nossa casa maior, o Planeta TERRA.
Falando nisso lembre que reciclar materiais permite reutilizá-los como matéria-prima para fabricação de novos produtos, o que diminui o uso dos recursos naturais, como economia de energia e água. É bom não esquecer que o excesso de resíduos e a sua disposição inadequada contribuem para a contaminação do solo, dos rios e da emissão dos gases do efeito estufa.
Veja alguns exemplos:
  • 15 a 20 árvores deixam de ser cortadas ao se reciclar 1 tonelada de papel;
  • 1 tonelada de vidro evita a extração de 1,3 toneladas de areia;
  • 100 toneladas do plástico das sacolas de supermercados e de embalagens PET reciclados evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.

domingo, 13 de maio de 2012

MEIO AMBIENTE - COMEMORAÇÕES DE JUNHO

05/06 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
17/06 - DIA MUNDIAL DO COMBATE A DESERTIFICAÇÃO