CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



sexta-feira, 15 de junho de 2012

GLOSSÁRIO DO MEIO AMBIENTE


Em plena RIO+20 é  importante está conectado com algumas expressões que muito ouvirão falar:
Desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico da geração atual sem comprometer os recursos do planeta. Tem três bases: ambiental, econômica e social.

Economia verde: gira em torno de oportunidades de negócios que levem em conta os conceitos do desenvolvimento sustentável.

Efeito Estufa: fenômeno originado pela retenção do calor emitido pela Terra, que é resultado do aquecimento da superfície terrestre pela radiação do sol.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: lista de metas e objetivos de desenvolvimento, a serem cumpridos até a RIO+40, em 2032. Foram inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: conjunto de 8 objetivos e 22 metas adotados em 2000 que deveriam ser cunpridos até 2015. Entre eles estão a erradicação da pobreza e da fome, o acesso ao ensino universal e a redução da mortalidade infantil, entr outros.

Rio92/Eco92: conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como "Cúpula da Terra", que ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro e consagroi o conceito de "desenvolvimento sustentável".

OS VILÕES DA POLUIÇÃO DO AR



Em grandes centro urbanos, como São Paulo, a poluição do ar está diretamente ligada às emissões veiculares.
Vejam quais são eles:
MATERIAL PARTICULADO: gerado em sua maioria pela combustão proveniente da indústria e veículos, é uma poeira bem fina. Provoca problemas cardiovasculares e respiratórios quando penetra nos pulmões. Podem ainda causar danos à vegetação e contaminação do solo.
MONÓXIDO DE CARBONO: tem como origem a combustão incompleta que ocorre em veículos automotores. Sua ingestão inibe a capacidade do sangue de transportar o gás oxigênio.
DIÓXIDO DE NITROGÊNIO: proveniente da combustão nos motores dos automóveis e processos industriais. É um dos responsáveis pela chuva ácida que causa danos á vegetação e às esculturas públicas.
DIÓXIDO DE ENXOFRE: tem origem em processos que utilizam queima de óleo combustível, como refinaria de petróleo. É também um dos responsáveis pela chuva ácida.
OZÔNIO: formado na atmosfera por meio de reações fotoquímicas em presença de luz solar, sendo originado de óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis. 

Fonte: PROTESTE