CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



domingo, 25 de agosto de 2013

QUÍMICA ORGÂNICA E O VINHO


Em julho visitando Portugal, em família, tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre a fabricação do vinho na cidade do Porto, na região do Douro.
A casa que visitamos foi a Porto Cálem que tem sua produção de Vinhos do Porto de excelente qualidade desde 1859.

Fomos conduzidos pelas caves, armazéns longos, frescos e escuros, com grossas paredes de granito e tetos altos que favorecem o envelhecimento do vinho em condições especiais: protegidos da luz e calor, garantindo  que adquiram gradualmente os sublimes e complexos sabores e aromas.
 Falando de vinho de um modo geral, durante o processo de fermentação das uvas prensadas, os seus açucares (glicose e frutose) são transformados em etanol. Esse processo que se passa por uma reação exotérmica, pode ser representado pela equação abaixo:
C6H12O6  → 2C2H5OH + 2CO2 + 33 kcal

O envelhecimento em cascos de carvalho pode levar até 25 anos.
O vinho pode ser classificado:
 Quanto a cor:
1. Tinto - variedades de uvas tintas. A diferença de tonalidade depende de tipo de fruto e maturidade.
2. Rosado - uvas tintas, porém após breve contato, as cascas que dão a pigmentação ao vinho são separadas. Obtém-se também um vinho rosado pelo corte, isto é, pela mistura, de um vinho branco com um vinho tinto.
3. Branco - uvas brancas ou tintas, a fermentação é feita com a ausência das cascas.
4. Verde - pode ser tinto ou branco com acentuada acidez.
Quanto ao Teor de Açúcar (concentração)
1. Seco - até 5 g/L de açúcar
2. Meio Doce - de 5 a 20 g/L de açúcar
3. Suave - mais de 20 g/L de açúcar
No caso do vinho do Porto o paladar varia de extra seco a muito doces, dependendo do ponto em que a fermentação é paralisada para adição de aguardente.
Para encerrar a visita fizemos uma degustação de alguns tipos dos saborosos vinhos do Porto.
Espero tê-los ajudado a conhecer um pouquinho de uma das mais antigas bebidas  da humanidade e que ainda tem muitos apreciadores.



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A HIPNOSE DO CONSUMO

No último 08 de agosto foi apresentado a alunos do 3º ano da tarde um vídeo com os melhores momentos do filme Delírios de Consumo de Rebecca Blomwood.
O texto mostra uma pessoa totalmente absorvida pelo exagero ao consumo, sendo obrigada a participar de um grupo de compradores compulsivos.
Após a apresentação os alunos debateram o assunto com a participação das professoras Adelina, Carolina e Flávia.
A conclusão a que chegaram foi que apesar do consumo ser necessário para o próprio desenvolvimento econômico do país, é importante sempre antes de qualquer compra parar e pensar: eu preciso?eu vou usar? e também não esquecer dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).
Não precisa abrir mão do seu desejo de comprar. Se a vontade for incontrolável, ou seja, não conseguir reduzir, pelo menos veja se em seu armário, após aquela compra, você não pode doar algo para alguém que reutilizará ou reciclará o que já não lhe é mais útil.