Tem curiosidade de saber quantas toneladas de CO2 o planeta emite e outras informações ao vivo ?
As estatísticas são divididas por países. Basta repousar o mouse sobre o mapa para ver os números daquele local. Por exemplo: você vai ver que cada americano emite, em média, 19,66 toneladas de carbono por ano - o que é bastante, principalmente se comparado ao Brasil. Cada um de nós emite, em média, 1,66 toneladas por ano. Também é impressionante vermos, segundo a segundo, quantas pessoas nascem e quantas morrem no mundo. A população cresce de forma exponencial, e quanto mais pessoas no mundo, maior a emissão de gases na atmosfera. No cantinho, uma calculadora mede a quantidade de gases poluentes que foi emitida desde que você abriu o site.
Clique para acessar o Breathing Earth
[Fonte: Olhar Digital]
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
COLETA SELETIVA E RECICLAGEM!!!
A partir do ano que vem, o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, passa a ser também o Dia da Reciclagem. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União do dia 13 deste mês - através da lei 12.055, de 9 de outubro de 2009. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da coleta, separação e destinação de materiais recicláveis. A mesma bandeira é levantada pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC), que já começou, por exemplo, a usar papel reciclado em todas as suas repartições.
sábado, 24 de outubro de 2009
O que fazer com o lixo eletrônico?
O lixo eletrônico é um dos mais novos problemas da modernidade. Em um mundo em que os produtos são feitos para serem substituídos, o chamado resíduo tecnológico começa a acumular de maneira preocupante em aterros e lixões.
Quando o material eletroeletrônico é jogado fora sem cuidado, a sua exposição ao sol, à água e ao tempo provoca vazamentos e deterioração de materiais que contaminam o solo e os rios, chegando inclusive aos alimentos consumidos por pessoas e animais.
As Nações Unidas apoiam o reparo e o comércio de recicláveis e a União Europeia já adota a Convenção de Basileia, que proíbe o descarte de lixo eletrônico em aterros e a exportação para outros países desde os anos 90, criando uma indústria específica para esse nicho. No Brasil, entretanto, ainda não existem leis que regulem a produção desenfreada do lixo eletrônico. Resta às empresas cumprirem seus papéis e cuidarem para que aquilo que produzem e vendem seja descartado da maneira correta. Não só as empresas, mas também o consumidor pode tomar providências para evitar um colapso no sistema de limpeza pública e evitar um desastre ambiental eminente.
O que você pode fazer?
Computadores
Doar para instituições, ONgs ou particulares .
Impressoras
Muitas lojas aceitam sua antiga impressora como desconto na compra de uma nova
Celular
Se você está cansado do seu celular e comprou outro a primeira coisa a fazer é tentar vendê-lo em um dos tantos sites de venda ou em listas de emails, entre amigos. Outra opção é dá-lo a alguém, pois sempre há quem tenha um modelo pior do que o seu, ou que tenha sido roubado ou quebrado. Passar um celular a outra pessoa aumenta a vida útil do aparelho e prolonga a data do seu descarte.Existem ainda ,muitos locais em que você pode depositar a bateria, o aparelho e inclusive acessórios do celular
Baterias, pilhas de câmeras, relógios e outros
Muitas empresas possuem um local próprio para que seus funcionários descartem seu lixo eletrônico. Se esse não for o caso da sua, procure locais de descartes espalhados pela cidade em shoppings, empresas e agências bancárias.
O que é feito com o lixo eletrônico?
No Brasil, todo tipo de bateria recarregável como as que utilizamos em notebooks, máquinas fotográficas, celulares e pilhas recarregáveis e que são recolhidas para a reciclagem costumam passar por um processo de desencapação e os metais contidos em seu interior são queimados em fornos industriais de alta temperatura com filtros que impedem a emissão de gases poluentes. Ao final são obtidos sais e óxidos metálicos, que posteriormente são utilizados em tintas, vidros, cerâmicas e química em geral.
Fonte: Texto adaptado Plug & play tecnologia fácil
Assinar:
Postagens (Atom)