CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TERMOQUÍMICA - AS LATINHAS INTELIGENTES

As chamadas latinhas inteligentes, criadas na Coreia do Sul, são um tipo de aplicação muito interessante dos fenômenos físico-químicos de trocas de calor. Estas latas se aquecem ou se resfriam.

As latinhas inteligentes usadas para refrigerantes e cerveja gelam o produto em 15 segundos, sem precisar de geladeira.

Dentro da lata há uma serpentina cheia de gás carbônico (CO2) sobre alta pressão. Ao abrir a lata, o gás é liberado, acarretando um rápido resfriamento (reação endotérmica, com absorção de calor), que gela a bebida contida na lata.

Existem também os recipientes que aquecem seu conteúdo. É usado em sopas, leite e café. Este procedimento foi muito utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, para fornecer comida quente aos soldados. Neste caso temos reações exotérmicas, com liberação de calor.

Fonte: www.soq.br/curiosidades

41 comentários:

Anônimo disse...

Gostei muito da postagem, pois não conhecia esse método.
Que é uma boa opção para armazenagem de refrigerantes, cervejas e outros.
Além de não ser prejudicial ao meio ambiente e a saúde.

Jackelinne Laurino
Turma: 3004

Larissa disse...

Gostei de saber que as "latinhas se resfriam em 15 min. sem precisar da geladeira e também foi bom saber que dentro das latas à uma grande quantidade de gás carbônico",pois era uma das coisas que eu nem imaginava!
Ainda bem que o mundo tem evoluído com as suas técnologias, basta cada um fazer a sua parte e não poluir ainda mais a natureza.


Nome: Larissa P. Mota
Turma: 3004

Anônimo disse...

Nossa adorei saber que essas latinhas inteligentes gelam em apenas 15 segundos, alem de economizar bastante, faz bem ao meio ambiente , é muito bom saber que a tecnologia cada que passa ficar melhor

Nome: Bruna Ciqueira
Turma: 3006

Andre Rodrigues disse...

Interesante essa postagem professora .e bom saber que as latinhas gelam o produto em 15 segundos sem precisar de geladeira .

isso ajudaria a diminur o usso de energia e eletrica e ajudaria ao meio ambiente porque as latinhas sao reciclaveis !
e isso so comprova que tecnologia cada vez mais avansando e quimica e interesante ..

nome: ANDRÈ RODRIGUES
Turma: 3006

Anônimo disse...

Achei muito interessante essa postagem. Jamais imaginaria que uma latinha poderia gelar em apenas 15 segundos sem precisar da geladeira. Alem de muito interessante não prejudica o meio ambiente, o que tambem e muito importante.

Nome: Bruna Petisco
Turma: 3004

Anônimo disse...

Achei super interessante,O gás utilizado não é prejudicial a saúde e ao meio ambiente.é capaz de levar a temperatura do líquido à aproximadamente 4° Celsius de sua temperatura ambiente (24° a 30° Celsius) em 15 segundos.Essa postagem no site é muito interessantes para os alunos que nunca ouviram falar sobre latinhas inteligentes,entre outros assuntos...Não se tem utilização de energia e facil de levar para qualquer lugar e manuzeamento rapido da Bebida. *-*

Nome:Rafaela Edna Barbosa Da Silva
Nº:41 / Turma:3005 /Data:28/10/2011

Anônimo disse...

Se eu não me engano, eu já ví uma reportagem sobre isso no Canal Discovery Channel, até pouco tempo. É bastante interessante, porquê olha o consumo de energia.. pois não usaríamos talves a galadeira. Há uma vantagem também ao homem que gosta muito de um refrigerante gelado e que quer tomar logo de imediato. Muito bom, gostei muito.


Nome: Henrique Alves Brito
Turma: 3007

Anônimo disse...

Se eu não me engano, eu já ví uma reportagem sobre isso no Canal Discovery Channel, até pouco tempo. É bastante interessante, porquê olha o consumo de energia.. pois não usaríamos talves a galadeira. Há uma vantagem também ao homem que gosta muito de um refrigerante gelado e que quer tomar logo de imediato. Muito bom, gostei muito.


Nome: Henrique Alves Brito
Turma: 3007

suellen disse...

Bom seria muito bom diminuir o uso de energia pois já é um bom começo para ajudar nosso planeta.
Seria muito bom se todas as latas focem assim mas também outros produtos .

nome.Suellen azevedo marins silva
n.42turma.3006

Anônimo disse...

Essa tecnica que os coreanos inventaram,foi uma boa para a natureza que agradece..
Achei isso demais pois as latinhas inteligentes servem para resfriar as bebidas,e ainda em 15 sgundos caraca é mesmo uma maravilha esperamos que elas cheguem também no Brasil*_*
Jamyni Letícia da Silva
Turma:3004

andressa disse...

Se todos usassem essa tipo de recipiente polparia muito mais emergia do planeta.Assim ajudaria muito o meio ambiente com o caso do aquecimento global.


Nome:Andressa Dias De Brito
N:05 T:3006

Anônimo disse...

Nem sabia da existencia dessas latinhas, gostei de ficar sabendo, e melhor ainda, saber que isso ajuda pro meio ambiente, e saber que também tem haver com a máteria que nós estamos aprendendo (endortermica e exotermica).

Que venham mais produtos que possam ajudar ao meio ambiente . :)

Nome: Daniel Fidelis Barroso
N°: 17 T: 3006

Anônimo disse...

Muito interessante essa postagem,nem imaginava que esse tipo de latinha existia gelando produtos em 15 segundos, bem interessante também seu processo químico.

Nome:Rhuan Brum da Silva Marques
Nº:41 T:3006

Biiah disse...

Se Todos usassem as latinhas nós íamos gastar muito menos energia e alem de dizer que ajuda o nosso planeta...
Gostei Muito De Saber Delas !!

Nome: Beatriz Santos Bomfim
Turma: 3005 N° 05 Turno: Tarde !

Anônimo disse...

Achei muito interessante essa postagem , pois eu não sabia que isso existia . Os coreanos tiveram uma boa ideia em inventar " As latinhas inteligentes " que podem aquecer ou resfriar os produtos , sem contar que ajuda bastante no meio ambiente !

Nome : Brenda Neves
Turma : 3004

Anônimo disse...

Esse Assunto é muito interessante , pois as latinhas inteligentes é uma forma de não poluir o meio Ambiente e também essas latinhas podem ser usadas para fazer vários tipos de coisas como por exemplo usar para fazer sopas , e até mesmo para gelar um refrigerante. Portanto é uma maneira fácil e saudável para realizar tarefas com o uso das latinhas inteligentes.


Nome: Jonathan M.De Souza Número:24

Turma:3005 Turno:Tarde

Anônimo disse...

Muito interessante a postagem das latinhas inteligentes porque é uma coisa que sempre vemos no nosso dia a dia mas nem sempre sabemos como funciona e depois de ler essa postagem passamos a entender como uma bebida gela dentro de uma latinha de metal, e obtivemos mais conhecimentos.

Nome: Regina Silva Cunha N°: 41
Turma: 3004

Anônimo disse...

Achei esta postagem muito interessante, pois a latinha gela a bebida em apenas 15 segundos nunca vi coisa igual ou parecida,sem falar que coisas simples que usamos são feitas através de reações, nos levando a aprender mais sobre os produtos...
Aluna: suzane sousa costa
turma: 3005

Thainara Cristiane disse...

Está postagem é muito legal apenas uma latinha gelam produto em 15 segundos sem precisar de geladeira, o mais interessante é que ela economizar energia é uma coisa que está sempre no nosso cotidiano e nem sempre sabemos o valor que estes produtos nos oferecer que na verdade em vez de poluir o meio ambiente ele nos trás bons resultados. Nós seres humanos que não sabemos o valor que estes produtos têm, não só as latinha inteligêntes entre outros.

NOME: Thainara C. G. Dias N° 51
TURMA: 3004

Monique S2 Alessandro disse...

oie galera,
achei bastante interessante que em 15 segundos as latinhas gelam sem precisar ir a geladeira!

Nome:MONIQUE RAMOS DE OLIVEIRA
Turma:3004

Anônimo disse...

essas ideia da coria do sul ffoi muito criativa e o meio ambiente agradece ... elas gelam em 15 segundos ual show

Anônimo disse...

essas ideia que a coreia do sul teve foi muito legal o brasil poderia adotar esse recurso já pensou gelar uma latinha em 15 segundinhos postei antes mais esqueci do meu nome
bjs
simone santos de souza

Anônimo disse...

ops olha eu aqui de novo esqueci de botar minha turma
essas ideia que a coreia do sul teve foi muito legal o brasil poderia adotar esse recurso já pensou gelar uma latinha em 15 segundinhos postei antes mais esqueci do meu nome
bjs
simone santos de souza
turma 3007

Anônimo disse...

gostei dessa ideia e muito interesante
Dentro da lata há uma serpentina cheia de gás carbônico (CO2) sobre alta pressão.olha a quima ai gelar em 15 segundinhos
luiz virgilio 3007

Claudia e Thamires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

eu achei muito intereçante saber que as latinhas inteligentes são usadas para bebidas e gelam o produto, sem precisar de geladeira.e achei intereçante os fenômenos físico-químicos trocarem de calor. fazendo com que as latinhas se resfriam ou se aquecem.

nome: Thamires Menezes de Oliveira
Turma: 3007

Anônimo disse...

Gostei desse tema , Nem sabia que existia essas Latinhas . rs Fora que é muito melhor tanto pro consumo quanto pro meio ambiente . :D



nome :Danilo dos santos turma : 2015

Anônimo disse...

Gostei muito dessa postagem sobre as latinhas inteligentes, pois é bom para o consumo, pode ser levado para qualquer lugar como praia, sem se preocupar em a bebida ficar quente e além do mais é bom para o meio ambiente. Mais uma vez o blog trazendo conhecimento!

Nome: Mayara Andrade da Silva
Nº: 35 Turma: 3005

Anônimo disse...

Muito interessante, essa latinha inteligente, que gela ou aquece, sozinha, o seu conteúdo em segundos sem precisar de geladeira !
Além de gerar economia no bolso e no tempo, não faz mal pra nossa saúde e nem pro meio ambiente.
Agora é só esperar essa invenção chegar aqui no Brasil, e sua bebida não será mais a mesma !
Rs.
Muito legal, gostei :)
Thamyres N. Miranda,
Turma: 3006

Anônimo disse...

Adorei a invensao deles é uma técnica que pode ajudar a todos principalmente ao meio ambiente,se essas latinhas iteligentes for usada em todo mundo vai ser uma coisa fantástica, porque além da gente economizar tempo vamos também economizar energia, porém ela gela tudo mais rápido do que a geladeira.Economizar energia nunca é demais né pessoal!
nome:Daniela Rodrigues dos Santos turma:3006

Renata Menezes disse...

Bem interessante essa postagem,pois eu não sabia dessa incrível curiosidade das latinhas gelarem em 15 minutos sem o uso da energia,além da econômia ,contribui ao meio ambiente.A Química é uma ciência experimental, cujos reflexos se percebem, através de distintas maneiras em nossa vida cotidiana.

Nome: Renata M.da Silva
Turma:3.007

Diogo disse...

É uma exelente idéia realmente,mais acredito que as latinhas inteligentes não custem muito barato pois só foram usadas em medidas extremas (2ª guerra mundial) e não viraram produtos comerciais '-' (Pelo menos não no nosso país)
Nome:Diogo do Espírito Santo
Turma: 3006

Jaquiele disse...

Muito interessante essa postagem ,pois ela nos mostra o quanto essas latinhas são importantes para o nosso planeta . Porque com elas podemos economizar energia e ainda ter um aproveitamento bem mais rápido para gelar .

Nome : Jaquiele A. de Sousa
Turma : 3007

Anônimo disse...

Achei essa postagem muito interessante e nova pra mim, pois desconhecia do mesmo. A parte mais importante é que apartir deste processo economizamos energia e obtemos através da própria latinha o conteúdo gelado em tempo recorde. E, é também um processo muito inteligente pelo qual foi gerado através de uma situação de "sobrevivência" na Segunda Guerra Mundial.

Nome: Michele Rosa dos Santos
Turma: 3OO7
Turno: Tarde

Anônimo disse...

Nossa super legal essas latinhas inteligentes alem de gelar as coisas em 15 min. sem a geladeira , pode tambem aquecer alimentos ! o chato é saber que esse procedimento ja havia sido utilizado antes com os soldados na segunda guerra mundial e ainda assim , ser pouco incentivado de se usar , e flado no nosso dia-dia !é bom saber que podemos usufruir de outros recursos sem prejudicar o meu ambiente !


nome: Lais Brito B. Machado T:3004 n:28

Anônimo disse...

Achei Muito Interessante Pois eu não sabia que uma latinha gelava em apenas 15 segundos , e o bom Disso é que Não Prejudica o meio ambiente muito pelo contrario ajuda e muito
Aluno:Luiz Fernando Felix
turma :3004

Anônimo disse...

Nossa muito legal e interessante essa latinha inteligente.Eu nunca tinha ouvindo falar delas, bem que poderiam ser vendidas aqui no Brasil. E o melhor de tudo é que elas não agridem o meio ambiente.

Aluna: Jânie Macedo
Turma:3006

Anônimo disse...

Adorei esse assunto,pois nunca tinha ouvido sobre,realmente super interessante,mas se é usado desde a segunda guerra e parece tão útil tanto na questão da economia de energia,quanto na de tempo,porque esse método é pouco falado,será por causa do auto custo!?

Nome:Yuri Da Silva Medeiros
Turma: 3004

Anônimo disse...

Achei bem interessante o que os coreanos inventaram em que apenas 15 segundos uma latinha ja esta gelada sem o uso de geladeira e o mais importante é que isso ocorre sem prejudicar o meio ambiente .

Nome: Tais Melo Figueiredo
Turma: 3004

Anônimo disse...

Professora , achei muito interessante sobre esta postagem das 'latinhas inteligentes' . Os coreanos tiveram uma brilhante ideia em prol de nos beneficiar por meio de fenômenos físico-químicos. Mesmo não sendo prejudicial a nossa saúde e ao meio ambiente !

Nome: Nathane Alves
Turma: 3004

Anônimo disse...

Achei bastante interessante o assunto, pois também nunca havia escutado falar sobre essas latinhas inteligentes. Além de gelarem rápido sem gastar energia, elas não nos prejudicam, caso inalássemos o gás que contém dentro dessas latinhas. E também não prejudicam o meio ambiente que é o mais importante !





Nome : Gabriel Bastos Amorim
Nº: 12
Turma : 3004