CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O PETRÓLEO E DERIVADOS




O petróleo está presente em nosso
dia-a-dia de várias formas, entre as quais: no combustível, nos objetos de plásticos
nos revestimentos internos do carros, nos fertilizantes, tintas, borrachas.
Nas refinarias, o óleo bruto
passa por uma série de processos até a obtenção dos produtos derivados, como
gasolina, diesel, lubrificantes, nafta, querosene de aviação.
A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a exploração do petróleo no Brasil. A partir daí muitos poços foram perfurados. Atualmente, a Petrobras
está entre as maiores empresas petrolíferas do mundo.


Quer saber mais? Acesse: http://www.petrobras.com.br/

5 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a postagem sobre petróleo e derivados, pois são coisas que estão em nosso cotidianos e não sabemos. Não sou muito curiosa em saber sobre coisas químicas, mas vi no jornal que ultimamente uma das coisas mais disputadas no mundo é o petróleo e ele também é um dos mercados que mais movimenta dinheiro no mundo . Mas muita gente não sabe como ele feito ou o que ele é. O petróleo não é nada mais que restos mortais de animais que se misturam no fundo dos mares e lagos em hidrogênio, carbono ou hidrocarbonetos, essa mistura é feita por um ciclo natural feito pela natureza.
Gostei muito de saber sobre as utilizações do petróleo.


Juliana Paula da Conceição Turma: 3007

Anônimo disse...

Gostei da postagem sobre petróleo, eu já sabia algumas coisas, pois estou fazendo um curso sobre isso... Mesmo existindo varias teorias sobre o surgimento do petróleo a mais aceita é que surgiu de restos orgânicos de animas depositados no fundo de lagos e mares... Mais é bem interessante porque nos vivemos de petróleo, dependemos dele pra praticamente tudo. Do petróleo são feitas algumas roupas, sapatos, sandálias, maquiagem, objetos, uma porção de coisas, que daria uma lista imensa.

Enfim, essa foi a postagem que eu mais gostei.

Nome: Claudiane Silva do Nascimento Turma: 3005 numero:07

Anônimo disse...

Bastante interessante esse post,pois petróleo e algo muito importante no mundo todo porque com petróleo se faz muitas coisas q beneficiam a todos, o petróleo e a matéria-prima de muitos matérias,como a gasolina,mas como toda coisa boa tem seu lado ruim, e importante dizer que o petróleo também e um risco de poluição quando jogado ao mar, mais de quatro milhões de toneladas de petróleo são lançadas ao mar por ano.

rafaella disse...

nome:Rafaella Alves da Costa turma:3004 n°39




Essa postagem de petroleo foi o que chamou minha atenção!atualmente são os assuntos mais discutidos na midia,sites,escolas etc...hoje temos um mercado com oportunidades de emprego e de recursos do petroleo em grande alta e vemos que temos varias bacias sedimentares sendo descobertas.vou falar um pouco da origem do petróleo: sedimentos orgânicos tais como:animal morto entrando em decomposição,árvore,unha,algo que entra em decomposição são depositados no fundo do mar através da ação do vento e mares,originando assim a bacia sedimentar é suterrada por compostos inorganicos que fazem uma pressão na bacia e consequentemente a temperatura aumenta e assim com o passar dos anos essa temperatura e pressão liquidificam essa mistura na bacia sedimentar dando origem ao petróleo. gosto muito desse assunto e tambem faço tecnico de pétroleo e gás e assim me trás atona esta materia de grande importancia na atualidade.

Gabriel David disse...

Gabriel David Siqueira Gomes, turma 2014.

Achei muito interessante. Acho que poderia ser dito um pouco mais sobre o petróleo e como ele se tornou tão "essencial". Petróleo, aos meus olhos, é o ouro contemporaneo. Existe uma corrida louca dos lideres mundiais atrás do monopólio dessa matéria prima. Até o própio chiclete é composto de uma substancia que parte do petróleo. Tem muito o que ser dito em relação a isso. abraço.