CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ALISAMENTO DE CABELOS

O processo de alisamento químico ou “relaxamento de cabelo” não acarreta danos para a saúde, desde que o produto atenda às exigências estabelecidas pela legislação sanitária e o procedimento seja realizado conforme recomendações do fabricante.

Todos os alisantes devem ser registrados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e exibir em sua embalagem o número do registro.

Recentemente surgiu a escova inteligente, que substituiu o formol por glutaraldeído.
O glutaraldeído, glutaral, aldeído glutárico ou 1,5- pentanodial é um dialdeído saturado, com odor forte.
Ele é utilizado, em concentrações adequadas, como desinfetante e esterilizante em ambulatórios e hospitais. Sua fórmula molecular é C5H8O2. É importante frisar que ele é 10 vezes mais
tóxico que o formol.



O uso inadequado destes produtos podem causar os seguintes danos ao profissional e ao cliente: alergia, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, quebra da haste capilar, ardência e lacrimejamento dos olhos, falta de ar, tosse, dor de cabeça, ardência e coceira no nariz, devido ao contato direto com a pele ou com sua vaporização na hora da aplicação do produto.

É permitido o uso de formol e glutaraldeído pela legislação sanitária em produtos
cosméticos no seu processo produtivo, apenas como conservantes, nas
concentrações mínimas estabelecidas. A adição destas substâncias químicas ou
qualquer outra a um produto acabado constitui infração sanitária, estando o
estabelecimento sujeito às sanções administrativas, cíveis e penais cabíveis.

O importante de tudo isto é fazer o alisamento com profissionais responsáveis.
Sabendo usar não terá problemas, mas não se esqueça que cabelo submetido a qualquer procedimento agressivo como alisamentos e tinturas necessita periodicamente, de um bom tratamento com restaurador à base de hidrolizados protéicos, que será absorvido pelos cabelos danificados renovando-lhe a aparência.








Texto modificado
Fonte: Salvafios.blogspot.com

27 comentários:

Anônimo disse...

Esse assunto é muito importante, porque hoje em dia muitas mulheres(e alguns homens)estão arriscando a saúde(e até a vida)para manterem seus cabelos lisos e sem volume, tal técnica deu como fruto inúmeras histórias trágicas, Basta fazer a uma pesquisa para ver. a beleza buscada nem sempre é alcançada (quando esses produtos são mal utilizados muitas vezes até piora a situação do cabelo da criatura, isso é se sobrar cabelo...)
Orlan L. Trindade, turma 2014.

Anônimo disse...

Nossa , achei muito importante essa postagem sobre "Alisamento de cabelo"
nunca imaginei que um produto pode trazer sérios danos ao cabelo e ao paciente. Sempre utilizei produtos químicos no cabelo mas nunca parei para pensar no que eles poderiam prejudicar ao invés de ajudar meu cabelo.Mas acho que a beleza para toda mulher e primeiro lugar, porque para muitas mulheres vale qualquer sacrifício para ficar bonita . Mas se elas lê-se essa postagem pensariam melhor antes de fazer qualquer tipo de alisamento no cabelo. Eu agora particularmente pensarei bastante antes de passar qualquer tipo de produto químico no meu cabelo.

Ana Cláudia Pereira
Turma:2015

Irving Alves 2014 disse...

Foi iNTERESSANTE ESSA postagem,porque foi dado mais informações , principalmente para as mulheres sobre alisamento de cabelos.... LEMBRANDO MENINAAAS PROCUREM SEMPRE O CELO ANVISA NOS PRODUTOS VIUU ABRAÇOS A TODOS

Anônimo disse...

O alisamento de cabelo é um metodo q as mulheres vem utilisando cada vez mais, alem de deixarem mais bonita e com a auto estima melhor, mas se usado da forma errada pode danificar o cabelo e até mesmo ela causandoaa...alergia,coceira,queimadura e etc.

NOME: Ricardo de Souza Costa Turma : 2014

Anônimo disse...

Achei muito importante essa postagem, pois tem muitas meninas que fazem alisamento nos cabelos ou querem fazer e não sabem as consequências que isso acabará causando, ou até não sabem a procedência dos produtos. Se mesmo sabendo dessas consequências a pessoa (porque tem até homem que faz isso no cabelo) continuar querendo alisar os cabelos, é bom que procure um cabeleireiro de confiança.

Laura Alves Turma 2014

Anônimo disse...

foi muito bom saber o que essas escovas que usam produtos quimicos resultam na na saúde de muita gente, não só das mulheres, tenho varios amigos que faz esse tipo de escova.eu sofro de renite alérgica, um perigo pra quem tem e usam produtos quimicos nos cabelos,mais agora com essa materia eu sei muito bem oque elas causam.

nome:Camila Andrade
turma:2015

Mario Lucas disse...

Apesar de eu nunca ter feito alisamento ou qualquer outra coisa do tipo no cabelo, achei muito importante este assunto .
Porque as vezes nós aplicamos subtâncias quimicas em nosso corpo (no cabelo principalmente as mulheres) e não sabemos os danos que podem ocorrer sem uma informação adequada, e a presença de profissionais qualificados presentes.
E o mais engraçado é que pela falta de informação, nós acabamos aplicando produtos de cabelos que também são usados para outros procedimentos : como você demonstra no texto o exemplo da escova inteligente que pode ser usada em concentrações adequadas, como desinfetante e esterilizante em ambulatórios e hospitais .Mas se soubermos usar conforme tem que ser usado, fica tudo bonito e agradável !

Informação é tudo no mundo de hoje ..
Tomem cuidado com oque vocês colocam em suas cabeças, principalmente vocês mulheres !

Mario Lucas Gonçalves Alves
TURMA : 2015

michel melo disse...

essa postagem serviu muito pra todas pessoas que usa qualquer tipo de alisante em seu cabelo, sem ao menos saber se é seguro,sem ao menos saber, se esse produto é prejudicial a sua própria saúde,oque me impressionou foi saber que o glutaraldeído é 10xmais forte que o formol é utilizado em desinfetantes,esterilizante,agora vou vou comentar sobre essa postagem com todos os meus amigos e vizinhos.

michel melo de oliveira
t:2014

Thainara Cristiane disse...

Óla, professora adelina todas postagens é muito interessante, eu fiquei mais surpreendida com o alisamento de cabelo nunca imaginei que ele nos causasse tantos problemas assim conforme eu não sabia e muitos também não sabem, ao contrário todos tinham que sabe o dano que este produtos nos causar. Hoje em dia muitas mulheres e homens estão arriscando a saúde para manterem seus cabelos lisos e sem volume. A beleza buscada nem sempre é alcançada !

NOME: Thainara C.G. Dias
TURMA: 3004

Gabriel_Q disse...

Além desses produtos químicos citados há outros que são absorvidos pelo organismo.Exemplo: O aparelho respiratório, a pele e as mucosas podem se tornar muito permeáveis e permitir que os produtos químicos entrem na corrente sanguínea através dessas rotas,portanto é necessário ter bastante cuidado em relação a cosméticos e produtos aromáticos como perfumes.
........Gabriel Q. de almeida-2015.......

@nderson de souza disse...

Nossa de todas as postagens que eu li, achei essa sobre o alisamento de cabelo a mais interessante pelo fato de que hoje em dia mais e mais pessoas estão optando em fazer tratamentos de beleza sem mesmo saber suas procedências ou os danos que podem causar. Eu acho que hoje em dia se as pessoas se informacem mais evitariam muitos problemas do cotidiano. E isso nao ocorre só em alisamento de cabelos e sim em outros tratamentos de beleza!!!

NOME: Anderson de Souza
TURMA: 2015

Guilherme Gonzalez disse...

Assunto de suma importancia. è natural o ser humano querer sentir-se bonito, faz parte da alto- estima, mas muitas pessoas, na maioria mulhes correm atrás de tal sem saber se tem e qual as conseguencias dos produtos usados. "Temos que ficar ligado na ansiva", temos que prestar atenção, em primeiro lugar na Saúde.

Guilherme D. M. Gonzalez Turma:2015

Guilherme Gonzalez disse...

Assunto de suma importancia. è natural o ser humano querer sentir-se bonito, faz parte da alto- estima, mas muitas pessoas, na maioria mulhes correm atrás de tal sem saber se tem e qual as conseguencias dos produtos usados. "Temos que ficar ligado na ansiva", temos que prestar atenção, em primeiro lugar na Saúde.

Guilherme D. M. Gonzalez Turma:2015

Guilherme Gonzalez disse...

Assunto de suma importancia. è natural o ser humano querer sentir-se bonito, faz parte da alto- estima, mas muitas pessoas, na maioria mulhes correm atrás de tal sem saber se tem e qual as conseguencias dos produtos usados. "Temos que ficar ligado na ansiva", temos que prestar atenção, em primeiro lugar na Saúde.

Guilherme D. M. Gonzalez Turma:2015

Luana disse...

Interessante saber que o formol foi substituído pelo glutaraldeído e ainda assim é 1O VEZES mais forte que o formol, a mesma substância que é usada em um produto de "alisamento de cabelo" é utilizado para a limpeza e na área da saúde. E que um só descuido com a utilização desta substância pode causar uma serie de problemas para quem usar ou aplicar.

Luana J. C. de Jesus.
turma: 2O15

Ester S. disse...

Nome: Ester S. Rodrigues
Turma: 2015



Um assunto de muita importância, pois neste pequeno resumo descobri que o formol foi substituído pelo glutaraldeído, substância que é 10 VEZES mais forte que o anterior, ele é até mesmo utilizado para esterilização de ambulatórios e hospitais. É importante frisar que esta substância causa sérios danos a nossa saúde como,alergia, coceira, queimadura, inchaço, descamação e vermelhidão do couro cabeludo, quebra da haste capilar, ardência e lacrimejamento dos olhos etc. Mas mesmo assim muitas pessoas arriscam a sua saúde em troca da beleza.

VivianSouza disse...

Super Importante esse assunto.
Fiquei impressionada com todos os danos que podem acontecer, é bastante perigoso. Eu faço meu cabelo com alguma dessas coisa e a partir de hoje vou fazer várias perguntas antes de iniciar o processo de alisamento. O mais impressionante é que tem muita gente que sabe de tudo isso e ainda tem coragem de fazer cabelos de seus pacientes. O pessoas nao querem mais saber das conseqüências que podem acontecer e sim do dinheiro que elas estão ganhando e isso é um absurdo.

Nome: Vivian Lourenço de Souza . Turma: 2015

Anônimo disse...

Eu nunca usei nada disso no cabelo e nem pretendo usar. Achei interessantíssimo esse assunto nunca pensei que pudesse causar tantos danos assim e ainda mais um produto que é utilizado na área de saúde. É preocupante as pessoas que usam sem nenhum conhecimento correndo riscos de causar esses danos citados. Pessoas estão se arriscando demais pela beleza.


Rafaela de Oliveira. Turma: 2015

Anônimo disse...

Esse assunto e muito interessante, eu nunca fiz alisamento no cabelo, amis eu to pensando em fazer e eu vou procura um salçao de beleza que tenha funcionarios que saibam esses produros correntamente, pra não correr o risco de ter consequências de me dá mal no final.

Anônimo disse...

Esse assunto e muito interessante, eu nunca fiz alisamento no cabelo, amis eu to pensando em fazer e eu vou procura um salçao de beleza que tenha funcionarios que saibam esses produros correntamente, pra não correr o risco de ter consequências de me dá mal no final.
Nome: Ana paula Oliveira F. T: 2015

Anônimo disse...

Um pouco de química ali, outro acolá, um belo efeito e uma aparência impecável. Mas o que há por trás desse "de repente, bela"? Eis aqui a resposta. A ignorância por parte de nós, principalmente as mulheres nos faz correr riscos. Mas, mais do que a "cegueira" feminina, é um descuido e grande responsabilidade por parte das pessoas que trabalham com esses produtos. Um pouco de informação e consciência não faz mal a ninguém.

Rhaíssa Albino Martinho.
Turma: 2015

Anônimo disse...

Super legal essa postagem sobre alisamento de cabelos! Ninguém iria imaginar que esses produtos causariam tantos danos.. Por isso acho importante fazer com pessoas responsáveis e que entendam do assunto! :)

Mallana Mendes T. de Oliveira. Turma : 2014

Camila Chaves disse...

Adorei a postagem , afinal acho que nenhuma mulher chega no salão e pergunta se tem o selo da ANVISA e tudo mais , isso serve para ficarmos atentos ao que vamos usar e saber também o que podem causar com um uso errado , agora vou ficar mais atenta com quem fazer e onde fazer :D

Camila Chaves - 2014

Anônimo disse...

Alisamento de Cabelos e um metodo de que todas as mulheres, inclusive eu e cada vez mais vai crescendo o numero de mulheres que vem fazendo escovas inteligentes, definitivas etc... Mais a maioria não sabe que da onde vem os produtos, e as vezes fazem em suas próprias casa sem um profissional por perto. Achei muito interessante essa postagem,

Nome: Yndiara Vieira T: 2014

suelen domingos disse...

um assunto de extrema importância nos dias atuais, onde para muitos a beleza é mais do que fundamental, onde as pessoas vivem procurando novidades para parecerem mais bonitas, e com isso deixam de lado o principal que é a saúde. gostei muito de saber sobre os danos que pode causar um "simples" alisamento de cabelo e com certeza ficarei bem mais atenta ao que colocar em meus cabelos!

Nome: Suelen Domingos de Oliveira T:2014

Anônimo disse...

No meu ponto de vista, o alisamento dos cabelos e um processo muito serio, porque envolve uma serie de fatores que poe em risco a saúde da pessoa que utiliza do produto. E lendo esse post, me surpreendi em saber que a escova inteligente e mais toxico que o próprio formol,poucas pessoas sabem disso. Eu já alisei meu cabelo, mas só indico se for com um bom profissional como foi dito na postagem do blog. Temos que pensar antes de tudo em nossa saúde, para que possamos depois pensar na beleza. Adorei saber mais sobre esse assunto, e acho que vale sempre apena falar sobre coisas do nosso dia a dia , esta de parabéns professora.
Fernanda Matos Fernandes
turma 2014

Anônimo disse...

Essa postagem deve melhor ser divulgada e públicada. Pois nem todos os salões se preucupam com a saúde e bem estar do cliente, e essa técnica é muito preucurada pelo sexo feminino.As mulheres ao proucurarem os cabeleleiros devem se informar a respeito do assunto para não serem enganadas e não colocarem em risco a saúde.

Nome:Danielle Luca Tuma 2014