CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



segunda-feira, 8 de junho de 2009

CONSUMO E LIXO!!!



O crescimento populacional aumenta o consumo dos recursos naturais, como a água e de diversos produtos, como os descartáveis, gerando uma maior produção de lixo pela sociedade. Isto vem provocando grandes e graves problemas - Uma crescente poluição dos solos, do ar, e das águas, piores condições de saúde e de higiene - afetando a qualidade de vida da população.

Todos nós produzimos lixo. Quando fazemos um lanche: as latinhas, os guardanapos, os canudinhos, os papéis de bala são jogados fora, descartados, tranformados muito rapidamente em lixo, assim como em diversas outras situações.

A humanidade enfrenta sérios problemas com o lixo produzido, que sem a sua redução, reutilização e reciclagem, requer imensas áreas para sua deposição ( áreas essas que poderiam ser ocupadas pela agricultura para o mercado urbano ou para a construção de moradias), o que acaba produzindo o chorume, que infiltra-se no solo e polui os lençóis freáticos ou escorrem para os rios e baías.

8 comentários:

Talita , Jéssica e Mariana disse...

O lixo , quando jogado na rua , traz muitos males para a cidade , inclusive no periodo chuvoso onde esse entope bueiros e causa grandes inundações .....
Portanto devemos nos conscientizar , e jogar o lixo no seu devido lugar e NÂO nas ruas .....

Marilia Taciane disse...

É verdade.. todo o lixo q é jogado em devido lugar ñ adequado, como nas ruas, pode causar grandes problemas ñ só para a sociedade q nela vive, mais como para o próprio meio ambiente...

devia-mos tomar mais consciencia dos problemas causados por nossos atos errados.. e começar a mudar isso, colocando o lixo no lugar certo, onde possa ser reciclado, se for reciclável... e estaría-mos ajudando um pouco.

Nome: Marilia Taciane Turma: 2001 nº 29

Anônimo disse...

O lixo quando e jogado na rua nao tem utilidade nenhuma e ainda causa mts problemas pra cidade e pra propria populaçao..
Mas quando e jogado em lugares certos ele pod ser reciclado!

Anônimo disse...

continuaçao..
Leticia M turma:3002 n:26

Unknown disse...

Camila 1001
isso só mostra um pouco da realidade que estamos!!

Anônimo disse...

Achei muito interresante essa postagem,muitos ignoram jogando lixo nas ruas mas temos que ter a consciência que lixo é no lixo,e que podemos estar reaproveitando para ser reciclado como garrafas pet,etc.Para evitar lixo acumulado que causa o chorume na terra e quem tiver contato pode causar doenças.Nome:Thatianne dos Reis Santos Turma: 3009

Anônimo disse...

gostei muito da postagem sobre os lixos na ruas ,temos que de consciencia como devemos recicla esse lixo . nao temos conciencia que esse lixo volta pra nossa ,casa nos dias de chuva que emtorpe os boeros .temos que reaproveita esse lixo como as garrafas pet os alimentos mais nocivos .a poluçao tem que ter conciencia sobre o seu proprio lixo ,e como devemos cuidar da nossa cidade
nome:erica jaqueline lopes
turma :3009

Anônimo disse...

Olá! bom... a postagem sobre os lixos nas ruas me chamou muito a atenção, pois isso é o que esta ocorrendo nos dias de hoje! a sociedade não tem a noção do que um lixo pode fazer! em uma rua, principalmente em dias chuvosos, os lixos tem o seu lugar, mas muitos ignoram essa situação, continuam jogando lixos nas ruas ! gente temos que ter consciência do que estamos fazendo! eu mesmo já fiz isso, mas hoje vejo em jornais o que um lixo pode fazer, em dias chuvosos ! criar alagamentos etc ! esse lixo que jogamos pode virar varias coisas divertidas ou mesmo coisas que nos ajude no nosso dia-a-dia !
nome: Nayara de lima turma: 3012