CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



quarta-feira, 10 de junho de 2009

Relatório da ONU para o consumo de água!

O aumento cada vez maior do consumo de água vai exigir que os países estabeleçam políticas públicas para regular o seu uso. Essa é uma das conclusões do 3º Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Mundial dos Recursos Hídricos, divulgado durante o 5º Fórum Mundial da Água, que ocorreu em Istambul, na Turquia, no dia 22/03/09, Dia Mundial da Água.

O documento informa que já existem políticas em diversos países para redução da demanda e do desperdício de água.

O texto alerta também para a necessidade do envolvimento de todos os setores da sociedade responsáveis pelas tomadas de decisão, e não somente das áreas que tratam diretamente do assunto, na formulação de diretrizes para regular o consumo de água.

Entre os fatores que vão levar ao consumo ainda maior de água, prevê o relatório da ONU, estão o crescimento e a mobilidade da população, o aumento no padrão de vida, mudanças nos hábitos alimentares e o crescimento da produção de energia, particularmente de biocombustíveis.

De acordo com o relatório, triplicou a prospecção de água potável nos últimos 50 anos e dobrou o número de áreas irrigadas. A ONU atribiu isso ao crescimento da população mundial, que registra cerca de 80 milhões de nascimentos por ano. O aumento demográfico vem resultando num incremento anual de 64 bilhões de metros cúbicos na demanda por água.

A agricultura é o principal consumidor, respondendo por 70% do uso de água. Caso não sejam tomadas medidas para conter o uso dos recursos hídricos pelo setor agrícola, alertam os autores do relatório, a procura mundial por água vai crescer entre 70% e 90% até 2050.

Ainda segundo o relatório da ONU, a expansão da produção de biocombustíveis também contribuiu para aumentar o consumo de água. A produção de etanol, de acordo com o documento, triplicou entre 2000 e 2007 e pode chegar a 127 bilhões de litros até 2017.

O Brasil e os Estados Unidos são os principais produtores, tendo como matrizes, respectivamente, a cana-de-açúcar e o milho.

Além disso, destaca o documento, as mudanças nos hábitos alimentares também têm aumentado a demanda pelos recursos hídricos, especialmente o crescimento do consumo de carne. Para a produção de um quilo de carne são necessários entre 800 e 4 mil litros de água.

Agência Brasil

3 comentários:

Jéssica C. da Silva n°19 t : 2001 disse...

Profª, muito legal esse texto achei uma otima forma de alertar e lembrar as pessoas que o desperdicio da água nos vai trazer grandes prejuízos! Se não tomarmos cuidado isso logo,logo estará nos fazendo ficar em pânico, pois imagina se ficarmos sem áqua ?!! vai ser um desespero total em briga por uma gota d'água ...

Jéssica C. da Silva t: 2001

Anônimo disse...

Profª, muito importante esse texto para conscientiza as pessoas da importancia da agua nas nossas vidas..
Leticia M T:3002 N 26

carmen disse...

Muito bom o seu resumo. Estava precisando de informações sobre o último relatório da ONU.