CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

CONCLUSÃO DO 5S EM 2012

Deixo aqui os meus agradecimentos a todos do C.E. Vicente Jannuzzi que colaboraram com a implementação do PROGRAMA 5S em 2012.
Tenho certeza que o trabalho realizado na escola será também levado para suas vidas.
Parabéns a todos nós!

Eis o mural que montamos.






sábado, 1 de dezembro de 2012

CONSUMO CONSCIENTE -" A HISTÓRIA DAS COISAS"


Encerrando as atividades do projeto Consciência na Arte de Consumir de 2012, foi sorteado nas turmas que participaram do Programa 5S um DVD sobre Consumo Consciente.

O vídeo mostra o apelo que nos é feito a todo instante para que cada vez consumamos mais, sem importar se de fato é necessário. Consumimos sem saber o real valor do que compramos. Apenas queremos ficar atualizados, ou seja, iguais aos outros. Deixamos assim de ter domínio sobre nossa mente e passamos a fazer tudo o que a mídia nos empurra em seus “enlatados”.

sábado, 29 de setembro de 2012

PROGRAMA 5S


O Programa 5S foi desenvolvido no Japão, no período pós guerra, por Kaoru Ishikawa.

Ocorreu devido à necessidade das empresas se reestruturarem, pois precisavam se organizar para melhorar os resultados e se tornarem compatíveis com o mercado mundial.

O programa demonstrou ser tão eficaz enquanto reorganizador das empresas e da própria economia japonesa que, até hoje, é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e produtividade utilizado naquele país.

Já há algum tempo sua utilização tem apresentado sucesso em outros setores, como o da educação. Neste contexto é que algumas escolas já o estão implementando. O C.E. Vicente Jannuzzi adotou o programa a partir de setembro deste ano, inicialmente com algumas turmas, mas com o firme propósito de sensibilizar os demais a participarem em 2013, pois o processo é contínuo.

Para melhor entendimento seguem os principais objetivos:

Ø  Gerar mudança comportamental na população escolar e em todo o pessoal envolvido diretamente com a escola.

Ø  Combater o desperdício, a bagunça e a sujeira.

Ø  Contribuir na melhoria contínua do ambiente através de pequenas ações.

Ø  Facilitar o dia-a-dia dos indivíduos.

Ø  Melhorar a qualidade de vida no ambiente físico e no ambiente psicológico.

Os 5 sensos:  







 SENSO DE UTILIZAÇÃO

 Identificar todos os materiais e equipamentos, mantendo no local apenas aquilo que é necessário e adequado às atividades e ao ambiente de trabalho. 

SENSO DE ORDENAÇÃO

 Escolher os locais e posições apropriadas para cada material com o intuito de facilitar a localização, arrumando e ordenando.



SENSO DE LIMPEZA

    Deixar as instalações físicas, materiais e equipamentos limpos e em

    perfeito funcionamento.

   
  SENSO DE SAÚDE

    Manter as condições de trabalho dos 3 sensos anteriores.


   SENSO DE AUTO DISCIPLINA

É implantado após os outros 4 sensos já estarem sendo aplicados. Esse senso prega a melhoria continua.


domingo, 19 de agosto de 2012

DESPERDICIO DE ALIMENTO


Segundo pesquisa do Banco Mundial, cerca de 60% do lixo brasileiro é orgânico, o que nos coloca na frente de países da Europa e dos Estados Unidos em desperdício. No Rio de Janeiro, a Comlurb constatou que 3,5 toneladas de restos de comida vão para a lata de lixo.
O que fazer? Em primeiro lugar uma reflexão sobre se tudo que compramos no supermercado para nos alimentar será de fato consumido ou se a maior parte será descartada. Com esta nova visão, estaremos direcionando o dinheiro para outros fins úteis e diminuindo o desperdício. Vale lembrar também que o lixo orgânico pode ser utilizado como adubo pelo processo de compostagem.
Dicas:
·         Faça sempre uma lista de compras considerando o que já tem em casa;
·         Prepare a comida em porções adequadas para o consumo;
·         No caso de sobras do prato lembre-se das plantinhas que precisam de adubos.
·         Se sobrou alimento na panela, pense se ele não pode ser reaproveitado em nova receita. Use sua criatividade.

 Agindo desta forma creio que sua consciência ficará mais tranquila.

Fonte: PROTESTE

sexta-feira, 15 de junho de 2012

GLOSSÁRIO DO MEIO AMBIENTE


Em plena RIO+20 é  importante está conectado com algumas expressões que muito ouvirão falar:
Desenvolvimento sustentável: desenvolvimento econômico da geração atual sem comprometer os recursos do planeta. Tem três bases: ambiental, econômica e social.

Economia verde: gira em torno de oportunidades de negócios que levem em conta os conceitos do desenvolvimento sustentável.

Efeito Estufa: fenômeno originado pela retenção do calor emitido pela Terra, que é resultado do aquecimento da superfície terrestre pela radiação do sol.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: lista de metas e objetivos de desenvolvimento, a serem cumpridos até a RIO+40, em 2032. Foram inspirados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: conjunto de 8 objetivos e 22 metas adotados em 2000 que deveriam ser cunpridos até 2015. Entre eles estão a erradicação da pobreza e da fome, o acesso ao ensino universal e a redução da mortalidade infantil, entr outros.

Rio92/Eco92: conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, também conhecida como "Cúpula da Terra", que ocorreu em 1992 no Rio de Janeiro e consagroi o conceito de "desenvolvimento sustentável".

OS VILÕES DA POLUIÇÃO DO AR



Em grandes centro urbanos, como São Paulo, a poluição do ar está diretamente ligada às emissões veiculares.
Vejam quais são eles:
MATERIAL PARTICULADO: gerado em sua maioria pela combustão proveniente da indústria e veículos, é uma poeira bem fina. Provoca problemas cardiovasculares e respiratórios quando penetra nos pulmões. Podem ainda causar danos à vegetação e contaminação do solo.
MONÓXIDO DE CARBONO: tem como origem a combustão incompleta que ocorre em veículos automotores. Sua ingestão inibe a capacidade do sangue de transportar o gás oxigênio.
DIÓXIDO DE NITROGÊNIO: proveniente da combustão nos motores dos automóveis e processos industriais. É um dos responsáveis pela chuva ácida que causa danos á vegetação e às esculturas públicas.
DIÓXIDO DE ENXOFRE: tem origem em processos que utilizam queima de óleo combustível, como refinaria de petróleo. É também um dos responsáveis pela chuva ácida.
OZÔNIO: formado na atmosfera por meio de reações fotoquímicas em presença de luz solar, sendo originado de óxidos de nitrogênio e compostos orgânicos voláteis. 

Fonte: PROTESTE

sábado, 19 de maio de 2012

NOTÍCIAS RIO + 20


Desenvolvimento sustentável visa unir a preocupação de desenvolvimento econômico da geração atual sem comprometer os recursos do planeta de maneira que impeça o desenvolvimento das gerações futuras. Tem três bases: ambiental, econômica e social.
Esta é a meta da RIO + 20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em homenagem aos 20 anos da Eco 92. Ocorre de 13 a 22 de junho de 2012 no Rio de Janeiro.
Fique sabendo algo sobre este grande evento:
- Conselho de Desenvolvimento Sustentável
Conselho cuja criação será debatida durante a Rio+20. O objetivo é montar um grupo de países membros da ONU que teria poder político para implementar iniciativas de desenvolvimento sustentável.
- Cúpula dos Povos
Evento paralelo e crítico à Rio+20 que ocorre no Aterro do Flamengo, de 13 a 22 de junho. Reúne mesas de debate sobre os desafios para o futuro sustentável do planeta.

Fonte: Globo Natureza

RECICLAR É SAUDÁVEL


Reciclar é uma atitude que faz bem em qualquer situação. Pense só, reciclar suas idéias. Rever algumas atitudes e posições. Rever seu modo de viver. Todo este movimento nos faz repensar nossos padrões de vida. Isto em nosso mundo particular. Agora imagina se este repensar for mais extenso, fora de sua casa, de sua cidade, de seu país, se envolver todo o Planeta. Neste caso o assunto é mais sério. Por isso é sempre bom lembrar que assim como nós queremos uma vida saudável, o Planeta também tem esta necessidade, aliás, o nosso bem estar depende do mundo a nossa volta. Se nossa casa está arrumada, nos sentimos bem. Então por que não pensar em arrumar a nossa casa maior, o Planeta TERRA.
Falando nisso lembre que reciclar materiais permite reutilizá-los como matéria-prima para fabricação de novos produtos, o que diminui o uso dos recursos naturais, como economia de energia e água. É bom não esquecer que o excesso de resíduos e a sua disposição inadequada contribuem para a contaminação do solo, dos rios e da emissão dos gases do efeito estufa.
Veja alguns exemplos:
  • 15 a 20 árvores deixam de ser cortadas ao se reciclar 1 tonelada de papel;
  • 1 tonelada de vidro evita a extração de 1,3 toneladas de areia;
  • 100 toneladas do plástico das sacolas de supermercados e de embalagens PET reciclados evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.

domingo, 13 de maio de 2012

MEIO AMBIENTE - COMEMORAÇÕES DE JUNHO

05/06 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
17/06 - DIA MUNDIAL DO COMBATE A DESERTIFICAÇÃO

sábado, 28 de abril de 2012

COMPRA DE ELETRODOMÉSTICO


Quando for comprar um eletrodoméstico não se esqueça de verificar o selo PROCEL e a etiqueta que indica a eficiência energética do equipamento. Os de letra “A” são os mais econômicos.


CASA ECOLÓGICA


A preocupação com o meio ambiente deve se tornar algo natural em nossas vidas. Pensando assim aí vão algumas dicas simples para quem pensa em construir uma casa ecologicamente correta:
TELHADO:
·         Painel solar – aquece a água para o banho.
·         Plantas – capta a luz natural e reduz o calor interno.
    Telha termacustica - diminui a temperatura interna e reflete raios solares.
REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA:
·         Captação de água da chuva: pode ser feita por calhas no telhado com escoamento para reservatório próprio a fim de ser reutilizada.
·         Águas de pias, chuveiro e máquina de lavar podem ser armazenadas em cisternas e tratadas para reutilização.
PAREDES:
·         Nas casas de material para construção se encontra materiais que acumulam o calor durante o dia, que é repassado para o interior durante a noite.
·         Quanto mais alto for o pé direito, melhor a circulação de ar.
JANELAS:
·         Quanto maiores melhor, de preferência em lugares opostos para formar circulação de ar.
·         Vidros duplos protegem do calor e do frio.

Dependendo de quanto possa investir e da região onde morar ainda pode usar os recursos de placa cetovoltaicas, para produção de energia solar ou de equipamentos para a produção de energia eólica.
Estas são apenas algumas ideias que levarão à economia de água e energia, além de morar bem em plena harmonia com meio ambiente.

Fonte: PROTESTE – texto modificado

quinta-feira, 22 de março de 2012

ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

NESTE DIA MUNDIAL DA ÁGUA GOSTARIA DE LEMBRAR A IMPORTÂNCIA DESSE BEM TÃO PRECIOSO.
ELA DESCE DO CÉU, MOLHA A TERRA, É ABSORVIDA PELO SOLO, ALIMENTA AS PLANTAS, MATA NOSSA SEDE E DOS ANIMAIS.
É MATÉRIA PRIMA PARA INDÚSTRIAS.
ESTÁ PRESENTE EM NOSSO ORGANISMO, POIS AS AS REAÇÕES QUÍMICAS QUE OCORREM NO NOSSO CORPO SÃO VIA AQUOSA.
ELA AINDA EMBELEZA NOSSOS OLHOS COM LINDAS CASCATAS, OCEANOS, FORMANDO PAISAGENS QUE O HOMEM TENTA IMITAR EM SUAS PINTURAS, MAS NUNCA CHEGANDO AOS PÉS DA NATUREZA.
VAMOS REVERENCIAR ESTE BEM MARAVILHOSO UTILIZANDO DE FORMA SUSTENTÁVEL, PARA QUE ESTEJA SEMPRE PRESENTE EM NOSSAS VIDAS.


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

OZÔNIO COMO POLUENTE

Apesar de haver algumas controvérsias, o ozônio é considerado como poluente secundário.

Nas camadas superiores da atmosfera age como protetor da Terra contra os raios ultra violeta.

Nas camadas mais baixas passa a ter um papel oposto, sendo um constituinte do “smog” (nevoeiro fotoquímico), muito comum na cidade de São Paulo.

Ele é formado a partir de uma reação química entre óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos voláteis, que são emitidos pelas descargas dos automóveis e por indústrias.

Segundo informações do Laboratório de Poluição da USP, ele causa irritação nas vias aéreas, rinite, sinusite. Colabora para a pneumonia e ainda pode ser um dos agentes que favorecem o aumento de mortalidade por doenças cardiovasculares.

Além de causar mal ao ser humano também pode afetar o crescimento das plantas.

No último dia 01 de fevereiro a mídia mostrou que em 2011, os índices de poluição do ar da cidade de São Paulo atingiram os piores índices dos últimos oito anos, sendo o grande vilão, o ozônio.

Esta é mais uma informação do quanto é importante o desenvolvimento de pesquisas em energia limpa. Afinal temos um país onde o clima é tropical favorecendo a energia solar, regiões com muito vento, onde é possível usar a energia eólica, o que já é feito, em pequena escala, em alguns estados do Nordeste. Além de outros tipos de energia que só contribuem para uma vida realmente saudável sem a destruição do bem mais precioso que temos, a saúde.