CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



domingo, 25 de agosto de 2013

QUÍMICA ORGÂNICA E O VINHO


Em julho visitando Portugal, em família, tive a oportunidade de conhecer um pouco sobre a fabricação do vinho na cidade do Porto, na região do Douro.
A casa que visitamos foi a Porto Cálem que tem sua produção de Vinhos do Porto de excelente qualidade desde 1859.

Fomos conduzidos pelas caves, armazéns longos, frescos e escuros, com grossas paredes de granito e tetos altos que favorecem o envelhecimento do vinho em condições especiais: protegidos da luz e calor, garantindo  que adquiram gradualmente os sublimes e complexos sabores e aromas.
 Falando de vinho de um modo geral, durante o processo de fermentação das uvas prensadas, os seus açucares (glicose e frutose) são transformados em etanol. Esse processo que se passa por uma reação exotérmica, pode ser representado pela equação abaixo:
C6H12O6  → 2C2H5OH + 2CO2 + 33 kcal

O envelhecimento em cascos de carvalho pode levar até 25 anos.
O vinho pode ser classificado:
 Quanto a cor:
1. Tinto - variedades de uvas tintas. A diferença de tonalidade depende de tipo de fruto e maturidade.
2. Rosado - uvas tintas, porém após breve contato, as cascas que dão a pigmentação ao vinho são separadas. Obtém-se também um vinho rosado pelo corte, isto é, pela mistura, de um vinho branco com um vinho tinto.
3. Branco - uvas brancas ou tintas, a fermentação é feita com a ausência das cascas.
4. Verde - pode ser tinto ou branco com acentuada acidez.
Quanto ao Teor de Açúcar (concentração)
1. Seco - até 5 g/L de açúcar
2. Meio Doce - de 5 a 20 g/L de açúcar
3. Suave - mais de 20 g/L de açúcar
No caso do vinho do Porto o paladar varia de extra seco a muito doces, dependendo do ponto em que a fermentação é paralisada para adição de aguardente.
Para encerrar a visita fizemos uma degustação de alguns tipos dos saborosos vinhos do Porto.
Espero tê-los ajudado a conhecer um pouquinho de uma das mais antigas bebidas  da humanidade e que ainda tem muitos apreciadores.



90 comentários:

Anônimo disse...

PROFESSORA,AJUDOU BASTANTE,ATÉ ENTÃO EU NÃO SABIA NADA SOBRE O VINHO,AS VARIEDADES DE SABORES,E QUE AS UVAS USADAS DIFERENCIA TAMBÉM COR,PRA MIM ERA TUDO UM SABOR SÓ,O QUE EU ACHEI MUITO INTERESSANTE É A QUANTIDADE DE TEMPO NO ENVELHECIMENTO EM CASCO DE CARVALHO,E QUE ELE FICA BEM PROTEGIDO DA LUZ E CALOR. INTERESSANTÍSSIMO ESSE TEMA!

NOME: STEPHANIE GOMES DA CONCEIÇÃO N:31
TURMA:3011

Anônimo disse...

acrescento que a fermentação ocorre de maneira biológica, com fungos que são chamados de leveduras que consomem a frutose e a glicose e expelem o álcool e CO2. E o sabor e a textura também dependem da espécie de uva e maneira de fermentação usada.. tenho essa basica noção pois fiz visitar a umas casas de vinhos em medonça e me passaram isso..

Aluno::: Sebastião Tiago Soares da S
Turma:::: 3009
N::: 19

Anônimo disse...

Muito Interessante o Processo de Fermentação do Vinho... Sem dizer em relação ao tempo d envelhecimento em cascos de carvalho pode que levar até 25 anos... A Variedade de Vinho Conta Muito Na Qualidade Do Mesmo...

Aluno .: Douglas B. de Freitas :.
Turma .: 3011 / Nº 09 :.

Aguardo Novas Postagem !

Anônimo disse...

O vinho orgânico está em alta e exige que o produtor use apenas métodos naturais de produção, sem a intervenção de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer outra ajuda química. Para ter um selo de vinho''orgânico''.
Nome: marcelo ribeiro da silva
tuma:3008

Anônimo disse...

Não sabia que demora, em cerca de 25 anos para o envelhecimento do casco de carvalho, e de uma certa forma ajuda na conservação do vinho,e na minha "ex- percepção" o vinho tinha apenas uma diferença entre ele, ou era vinho seco ou vinho doce, mas observei que ao desfrutar de um vinho não e só apenas o paladar, mas o ofato pra a fragrância e a visão para a cor do vinho, e são as características para diagnostica um bom vinho!



Beatriz Torres
Turma: 3012

Anônimo disse...

professora muito interessante essa informação que a senhora obteve,até então eu não tinha o conhecimento de como o vinho era produzido, e nem mesmo que elementos eram usados para essa produção.Muito interessante saber que o envelhecimento em cascos de carvalho pode levar 25 anos,e que o vinho requer um cauteloso armazenamento !

nome: BRUNO VALOIS CIPRIANO T: 3011
n: 3

Anônimo disse...

Ao perceber que ate ler essa informaçao nao sabia nada de vinho,apenas se era seco ou suave,descobri que para um vinho ser realmente bom ao degustar-se precisa de um bom tempo ausente de luz e calor.Ao notar que o casco de carvalho precisa envelhecer 25 anos,que sao muitos modos do vinho ser classificado.Muito interessante esse tema. ALUNO:Glauber Tavares da Silva. TURMA:3012

Anônimo disse...

É mt interessante o processo pelo o qual o vinho passa para que ele seja fabricado, acredito que a maioria das pessoas que bebem vinho não conhecem o processo pelo o qual o vinho passa para que este seja formado e essa informação com certeza os despertou curiosidades. A química orgânica tem um importante papel na fabricação desses vinhos ,pois são das uvas sem agrotóxicos, cultivadas em solos bem agradáveis e muito bem selecionadas pelo homem, que são extraídos os vinhos
Aluna Erlane Saraiva Lima
Turma:3011

Unknown disse...

Pra você ver que até no vinho tem um pouco de química. Pra mim, o vinho era só feio de uva e aguardente. Mas não,eu soube aqui que tem um processo de fermentação das uvas prensadas e os seus açucares, e na fórmula podemos ver a química se transformando... Essas curiosidades que a professora trouxe para o blog são muito interessantes e me ajudou a expandir meu conhecimento sobre o vinho...

PS: Adorei a Foto da professora com o marido degustando o vinho.

Abraços...

Nome: Patrícia Alves Cerqueira
Turma: 3012
número : 17 (eu acho)

Anônimo disse...

Para quem sabia que o vinho era a penas produzido da uva e mais nada, ou até mesmo nem imaginava que o vinho tinha alguma coisa a ver com a química.
É muito bom pode conhecer e ouvir coisas novas!

Nome: Fábio Augusto Valeriano da Silva
Turma: 3013

Anônimo disse...

Foi bom saber um pouco sobre o vinho, pois eu achei muito interessante a fermentação das uvas transformando a glicose e a frutose em etanol,pois eu não sabia disso. Interessante também é o tempo de fermentação das uvas e o teor de açúcar de cada tipo de açúcar.

Nome: JEFFERSON VINÍCIUS
Turma: 3011
N°: 20

Anônimo disse...

Foi bom saber um pouco sobre o vinho, pois eu achei muito interessante a fermentação das uvas transformando a glicose e a frutose em etanol,pois eu não sabia disso. Interessante também é o tempo de fermentação das uvas e o teor de açúcar de cada tipo de Vinho.

PS: Errei a ultima palavra do meu comentário acima, considere esse comentário :)

Nome: JEFFERSON VINÍCIUS
Turma: 3011
N°: 20

Unknown disse...

Essa bebida tão elegante e tão antiga é realmente uma caixinha de surpresas. O vinho tem um grande desempenho desde os tempos já acabados,e ainda hoje tem um papel importantíssimo,como por exemplos nas cerimônias de casamento,ele não pode faltar.Numa cerimônia religiosa,a dose representa o sangue de Cristo.
A forma de como é feita a fermentação,o processo de envelhecimento que dura por anos é muito interessante. Algumas pessoas optam pelos mais antigo,dizem
ser os mais saborosos e acompanhados por um queijinhos,Hum...

NOME: Erica dos Santos Alves.
TURMA: 3011 N°: 11

Anônimo disse...

Confesso que gostei muito desta postagem, pois através dela fiquei sabendo de coisas extraordinárias sobre o Vinho: Desde seu armazenamento até à sua fermentação. Apesar de não ser uma consumidora, reconheço que o vinho por si só tem uma grande importância, até histórica. Muito interessante cada detalhe que a senhora colocou.

Nome: Tatiana de Oliveira da Silva
Turma:3010

Anônimo disse...

não sabia que "durante o processo de fermentação das uvas prensadas, os seus açucares (glicose e frutose) são transformados em etanol".
E também com as cores,para mim vinho era tudo igual.
"O envelhecimento em cascos de carvalho pode levar até 25 anos".COMO?
foi muito bom sabre um pouco sobre o vinho



Nome: Vinicius dos santos
Turma:3012

Anônimo disse...

A única informação que eu tinha sobre o vinho é que quanto mais velho, melhor. A transformação da glicose e frutose em etanol, com adição de aguardente na paralisação da fermentação, é super interessante, pois juntos dão aquela sensação de embriaguez (quando tomado em excesso) visto que o açúcar da uva não se transforma totalmente em álcool.o que mais me surpreendeu foi saber que demoram-se quase 3 décadas para o envelhecimento do vinho em cascos de carvalho, ou seja, não é possível degustar um bom vinho em poucos dias. Será que acontecia dessa forma na época de Cristo? me despertou á curiosidade. Muito bom esse pequeno resumo da produção do vinho.
Nome: Thaís Messias Marano Lima
Turma: 3012

Anônimo disse...

É sempre bom absorver Novos conhecimentos.A única coisa que eu sabia sobre o vinho é que quanto mais velho ele for melhor ele fica.Com a prensagem, vem a fermentação, que é o processo da conversão do açúcar das uvas em álcool,eu não sabia sobre esse processo.A transformação da uva em vinho requer a observação de outros tantos detalhes importantes, a começar pela seleção dos melhores cachos que se segue pelo processo de limpeza das frutas e da manutenção da sua temperatura constante. De modo geral, para vinhos tintos, as uvas são desengaçadas e em seguida, prensadas (a antiga cena das uvas sendo pisoteadas).Gostei da postagem,muito interessante esse processo do vinho,pois é,uma bebida tradicional saboreada por diversas pessoas mundialmente.
Nome:Carla Daniela de Medeiros Oliveira
Turma:3010

Anônimo disse...

bom achei muito bom esse tema,pois me esclareceu muitas coisas como as 'cores' do vinho que as classifica,sendo assim um 'novo aprendizado' pois nao sabia que era so assim,um assunto bem interessante e bem 'gosto' quando se trata de vinho,queria algum dia ir nessas fabricas que ate fiquei um pouco curioso em relação a quanto tempo de envelhecimento,se existe algum tipo de 'validade' para ele...
Nome: Diego nunes dos santos
Turma: 3008

Unknown disse...

Nunca parei para pensar em como o vinho era produzido. Tende-se em mente muitas vezes quando se fala da produção deste, a produção manual (Aquela que as pessoas amassam as uvas com os pés e etc para a produção do produto), como era mostrado com frequência por exemplo na televisão. Definitivamente, a matéria trazida para mostrar um pouco mais sobre a fermentação fora útil, afinal, acaba por nos fazer observar a produção com outros olhos.

David da Costa Martins
3008, número 07

Anônimo disse...

Postagem interessante fala de vários aspectos que podem ser encontrada na "bebida dos deuses", uma coisa importante que deveria ser citado alem do vinho e a taça que é um aspecto muito importante onde você pode encontrar tamanhos e formatos diferentes para respectivos tipos de vinho citados na postagem, veja uma exemplo:

http://4.bp.blogspot.com/-T_Hg-zV8LUM/USbk28HkkwI/AAAAAAAAADI/9_Pf5szWynM/s1600/Ta%C3%A7as.jpg

Nome: Reinaldo Amorim
Turma: 3008

Anônimo disse...

Não imaginava que tinha tantas variedades de compostos em cada tipo de vinho.E também não sabia que a glicose e frutose se transformam em etanol,achei essa postagem muito interessante,e professora pode ter certeza de que nos ajudou muito a conhecer um pouco mais dessa bebida tão apreciada pelas pessoas.

Nome:Vanessa Ferreira Mattos
Turma:3011

Anônimo disse...

Tema muito interessante, é sempre bom aprender sobre coisas novas e o tema ‘’ Química orgânica e o vinho’’ foi simplesmente sensacional. Coisas que nunca passaram pela minha cabeça, como as cores do vinho, a questão do envelhecimento. Sempre soube que o vinho sempre foi bom para circulação do sangue, espero que sempre usem o vinho para a melhoria da saúde. Interessante saber como cada cor é feita de um jeito, muitos pensam que o vinho é produzido sempre da mesma forma, como acontece em uma festa em Caxias do Sul, eles amassam a uva com os pés e preparam na hora, porém, vai muito além disso para saborear um ótimo vinho.


Lucas Fradera numero: 19
Turma: 3008

Anônimo disse...

Foi muito interessante saber tanto sobre a variedade dos vinhos e o processos químico que envolve a fabricação. Além do tempo que demora pra ele poder se degustado. Não tinha percebido que além do tempo de envelhecimento, ele teria que ser protegido de tantas coisas como da luz e do calor.

Nome: Ranny Dias
turma : 3010 N°: 33

Unknown disse...

Nunca me interessei muitos por vinhos por não gostar muito , mas é algo bem interessante pelo o que li , não sabia da existencia dessas variedades todas e nem que os cascos de carvalho envelheciam a 25 anos.. A concentração de açucar também foi algo muito interessante. Aos interessados, essas informações são preciosas!!

Amós Pires C. Junior - 3013

Anônimo disse...

Gostei desta publicação pois ela explicou muitas coisas sobre o vinho, como o seu processo de fermentação e como o vinho pode ser classificado quanto a sua cor,teor de açúcar; essa postagem foi de grande utilidade para que nós alunos aprendermos mais sobre esse assunto .

Nome:Antony Batista Andrade - Turma :3008

Anônimo disse...

Confesso que nem bebo vinho, mas gostei da postagem , ja tinha conhecimento da etapa onde pisam na uva(claro com um certo cuidado e higiene), e o bom do vinho é que ele é uma bebida que é feita com uva porem são vários tipos que fica a critério do consumidor escolher o qual prefere.

Lyon Franklin - Turma 3008 nº 20

Anônimo disse...

Muito interessante o vinho é cheio de substancia q eu não sabia,e o vinho tem tudo a ver com a química,pois tem q passar por varias etapas até o vinho chegar a um formado dependendo do tipo de uva q for usado. Nome:Samyr Clemente Costa.Turma:3008

Unknown disse...

Bom achei muito legal , nunca tinha ouvido falar muito sobre vinho . Nunca se quer tomei um copo , então isso foi muito BOM para o conhecimento sobre o VINHO , Muito menos que o vinho tinha tudo haver com a química.

Gostei Muito ...

NOME : CAIO EDUARDO BATISTA DE PAULA

nº 2 TURMA : 3009

Anônimo disse...

Bom , achei bem interessante pois não sabia que os Cascos de Carvalho demoravam tanto tempo pra envelhecer, e também não sabia que as cores das uvas diferenciavam sabores e tonalidades dos vinhos.

nome: Letícia Guilherme de Souza Correia
Turma: 3008 n:35

Anônimo disse...

Baseando-se nos fatos apresentados sobre o vinho, pode-se perceber o quão interessante é esse procedimento. A partir desse artigo pude adquirir novos conhecimentos e aprender sobre a produção do vinho, uma das coisas que achei mais interessante é o tempo que leva-se para termos um vinho de qualidade. Também achei interessantíssimo a maneira que são classificados.

Nome: Jeniffer Costa
Turma: 3012

Anônimo disse...

Interessante essa publicação. Como é feito e com que é feito o vinho. Até então eu não sabia como o vinho é produzido e também não sabia quanto ao teor de açúcar . Eu vi em um filme que a muito tempo atrás que eles trituravam as uvas com seus próprios pés em bacias gigantes !!!

.:: LUIZ PAULO FRANCISCO GABRIEL
.: Turma 3009

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Adorei conhecer mais sobre a história do Vinho, muito curioso como se pode aproveitar de simples frutas como a uva, vários tipos e gostos de vinho que se pode criar. Além disso, ainda não tive a oportunidade de apreciar (tomar), um bom vinho, porém como ele demora muito para ser bem "degustado". Tenho certeza que poderei provar um bem delicioso no futuro. rs
Nome: Flávia Lago Lisboa.
Turma: 3012 Nº29

Anônimo disse...

Muito interessante saber , sobre o processo de fermentação do vinho , bem, de muitos aqui , nem todos sabiam que o vinho se varia , variedade de cor , de teor de açucar , nem eu mesmo sabia dessas coisas !
achava que todos eram o mesmo sabor , paladadar . .. agora to sabendo mais !
Nome : Lucas de Oliveira
Turma : 3009
N° 13

Anônimo disse...

Eu nunca entendi de fato qual era a diferença nos vinhos, vivia ouvindo falar sobre vinho tinto, branco, mas não fazia a menor ideia do que mudava. É um tanto curioso ter novo conhecimento sobre essas produções de "Longa data", já que os vinhos que tomamos hoje na verdade são preparados há tempos atrás, passando por processos especiais como esse explicado na postagem. Além do mais, é de necessidade destacar a importância do local onde os vinhos são guardados, pois muita gente não sabe mas as bebidas mudam de sabor de acordo com o recipiente, onde é guardado, cuidado no qual é produzido e etc. Matéria bem explicada e simples, de fácil entendimento. Além de abranger de forma sutil a química, é claro, que nunca está de fora do dia a dia.

Nome: Rodrigo Torres Pereira
Turma: 3008
Nº 27

Caio rodrigues disse...

Não sou muito fã de vinho, quem sempre foi muito fã era meu pai... eu nunca entendi o modo com que ele sentia o gosto de diversos diferentes tipos de vinhos.(suave, seco, branco). Jamais imaginei como ele era feito, como nos outros comentários a cima. Eu só sabia um modo, que as uvas são pisoteadas e o vinho era feito na hora. interessantíssimo o modo especial que cada um tem em seu preparo. Fiquei interessado, e espero ir algum dia a Portugal, prova e distinguir os diferentes sabores e aroma de cada um.

nome: Caio Rodrigues de Sousa
Turma: 3008

Unknown disse...

Gostei bastante da postagem, o fato de um vinho ser considerado orgânico ou biodinâmico está restrito à agricultura. Se há ou não o emprego de pesticidas e herbicidas. O que acontece na cave, é outro assunto. Aí surgem os vinhos chamados “Naturais”, onde há o minimo de intervenção possível.
Ou seja, o fato de o vinho trazer em seu rótulo que é orgânico ou biodinâmico, pra mim, não diz nada, pois não sabemos o que foi feito na Cave. Todo vinho natural é orgânico, mas o contrário, não pode ser afirmado.

Anônimo disse...

Perfeita a maneiro como o vinho se torna mais saboroso e como eles quarda vinho, os tipos diferentes do vinho a cor isso me fez ver que sei pouco desse delcioso produto. agora eu posso falar com mais confiança de um vinho.

Felipe Barbosa Lisboa Ribeiro
turma:3008

Unknown disse...

Gostei bastante da postagem, o fato de um vinho ser considerado orgânico ou biodinâmico está restrito à agricultura. Se há ou não o emprego de pesticidas e herbicidas. O que acontece na cave, é outro assunto. Aí surgem os vinhos chamados “Naturais”, onde há o minimo de intervenção possível.
Ou seja, o fato de o vinho trazer em seu rótulo que é orgânico ou biodinâmico, pra mim, não diz nada, pois não sabemos o que foi feito na Cave. Todo vinho natural é orgânico, mas o contrário, não pode ser afirmado.

Bruno Moraes de Mesquita turma 3008 (tinha esquecido de colocar o nome)

Unknown disse...

Muitas pessoas não tem o interesse de conhecer o processo de produção de coisas que elas consomem, muitas das vezes deixamos de adquirir incríveis conhecimentos sobre certos produtos. O vinho é uma bebida muito famosa e antiga, sua produção desenvolve uma química muito legal e interessante de se estudar, pois vemos que o vinho é um conjunto de vários fatores químicos,até chegar ao seu ponto final. Depois desse texto pude entender o porque de algumas pessoas falarem que quanto mais velho o vinho, melhor o seu gosto.

Aluna: Flavia Batista de Melo Sperle
Turma: 3o13 Nº:16

Marcus Merelli disse...

Eu não fazia ideia alguma de como se davam as diferenças entre os tipos de vinho. Achei muito curiosa a importância das cascas usadas na fermentação. Não imaginaria que a ausência delas caracterizava o vinho branco. Também não sabia da variedade de sabores do vinho do Porto, acho que nem teria coragem de provar o tal extra seco! O tempo de envelhecimento também é impressionante: até 25 anos? Eu sabia do que dizem sobre o vinho ficar melhor com o tempo, mas não imaginava que precisasse de tanto tempo assim. O passeio deve ter sido muito interessante também!

Marcus Merelli, turma 3012.

Anônimo disse...

Muito legal descobrir os diversos tipos de vinhos e o porquê dessas classificações (tinto, rosado, branco e verde). Demonstrar a reação do processo de fermentação ajudou muito na ilustração da explicação.A química nos ajuda a entender muitas coisas que sem ela provavelmente seria incapaz de explicar os diversos processos. Ela realmente é demais!

NOME: VINICIUS MORAES TURMA:3012

Anônimo disse...

É muito intessante saber essas variedades. Eu não tinha muita noção que o vinho tinha diversas cores, todas essas classificações. E também envelhecimento em cascos de carvalho pode levar até 25 anos. A sua equação quimica ajuda a compreender também sobre ele. E o teor de açúcar que cada vinho tem.

NOME: Yan Montesino Ribeiro TURMA: 3011

Edna disse...

professora ajudou bastante esta sua postagem. esse deve ser um dos motivos pelo qual o vinho europeu é um dos mais caros e mais apreciados do mundo. pelo seu cuidado em produzi-lo. o tempo, a proximidade o distancia do porto, a quantidade de açucar e etc.
Nome: Edna Regis Dos Santos Turma: 3008

Nathalia disse...

Muito interessante essa postagem sobre o vinho. Apesar de não consumir, admito que o vinho trás consigo uma história fantástica! Por ser uma das bebidas mais antigas, o vinho trás tipos diferenciados, para agradar diferentes os tipos de paladares.

Nome: Nathalia Matos Ferreira
Turma: 3010 T

Anônimo disse...

Muito bom a produção do vinho...
Mais uma vez a química e suas transformações nos surpreendendo!!!

PS: As condições climáticas, solo etc, influenciam no sabor, espessura e qualidade do vinho. Dizem que um cálice por dia ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, aumentar os níveis de colesterol bom (HDL) e muito mais.

Nome: Maria José Cipriano T:3010

Anônimo disse...

Muito bacana conhecer um pouco mais sobre os vinhos, já os conhecia por nome, menos o Rosado. Não sabia que cascos de carvalho levam 25 ano para envelhecer, é menos que uma corda de Nylon por exemplo (+ 30), mas mesmo, assim, é bastante tempo. Foi interessante também saber aonde as caves se encontram.

Nome: Yasmim Antunes Correa Cabral

Anônimo disse...

É curioso a história do vinho e sua evolução,feito por povos antigos com seu preparo cada vez mais eficiente ao decorrer de novas descobertas de armazenar o vinho,fermentação e sabor,chegando então aos séculos atuais,uma bebida que foi apreciada por reis,filósofos,faraós e nobres.Eu particularmente não aprecio a bebida mais é sempre bom aprender(eu ja conhecia a história do vinho xD)


Emerson C. Braga Turma :3011

Anônimo disse...

As vezes só pensamos em como um vinho é bom a noite, e não pensamos em suas características, como as cores, o teor do açúcar e nem como o vinho tem a ver com a química. Não imaginamos o processo que ele teve que passar para chegar em nossas casas, e por isso é sempre bom ter um pouco mais de conhecimento sobre uma bebia tão apreciada no mundo todo.

ALUNA: EVELYN ANTUNES CORREA CABRAL
NÚMERO: 13
TURMA: 3013

Anônimo disse...

Poxa, legal aprender mais sobre a fermentação do vinho e que o que o faz obter alcóol é o tempo em que ele fica guardado fora do alcance da luz e em cascos de madeira! Diferente da fermentação do leite e da cerveja que usa fungos para tal advento, ou, bactéria.
Fé em Deus, fui.

Nome: Christian Gomes Espindola
Turma: 3010

Anônimo disse...

É interessante como as cores tem diferença de tonalidade e de maturidade. Cada cor com seu paladar. E também temos cascos de carvalho pode levar até 25 anos. Impressionante, assim o paladar do vinho é suave e gostoso. O vinho também tem seu beneficio a saúde, e o principal é o vinho tinto, substâncias que dão cor ao vinho, Procianidinas do vinho tinto, além de poderosos antioxidantes, protegem a parede dos vasos, evitando a formação de um tipo de célula conhecida por "esponjosa", que é o primeiro passo na formação da aterosclerose.


NOME: GABRIELLA SILVA DE MENEZES
TURMA : 3009

Anônimo disse...

Muito Legal saber q a produção do vinho n se remete a ser feito somente de uva... e impressionante essa informação q eu desconhecia q envelhecimento em cascos de carvalho pode levar até 25 anos... realmente é muito interessante saber q por trás de cada garrafa de vinho, existe toda uma produção específica pra "estilos" de vinhos diferentes, q vão de tonalidades diferentes a teor de açúcar... Muito bom o post professora !!

NOME:Orlando Cesar L. Silva
Turma:3011

Anônimo disse...

Legal esse tema, descobrir como a química orgânica estar tão presente em nosso cotidiano é algo bem interessante. Como muitos, sabia que era feito da uva, e não tinha idea de como o processo de fabricação do vinho acontecia, confesso que me chamou bastante atenção

Nome: Evelyn Leonel do Nascimento.
Turma:3012

Anônimo disse...

achei muito interessante o processo de fermentação do vinho, o pouco que sei sobre vinho, e que quanto mais velho o vinho melhor é a safra,não imaginava que as uvas tintas quando em contato com as cascas dão pigmentação ao vinho, o vinho além de ser tomado em ocasiões importantes, também sei que ele pode ser acrescentado na comida pra da um toque sofisticado ao prato. Camilla Galdino lima, turma: 3013

Anônimo disse...

bem interessante essa parte de que a luminosidade e a parede de granito favorecem o vinho e que as cores diferenciam o sabor que eram coisas que eu nao sabia ajudou a sabermos mais sobre essa coisa deliciosa que é o vinho!
3009 taiene silva de souza

Anônimo disse...

Goste muito das informações que a senhora nos trouxe pois não fazia ideia de tal processo que a uva passa ,até chegar no vinho.Achei legal a separação das uvas , pois acreditava que não houvesse nada disso somente o processo de tirar as uvas e fazer o vinho com todas as uvas juntas independente da cor ou qualquer outra diferença,e o mais legal é que o vinho do porto modifica o paladar de extra doce pra seco,mesmo tudo sendo vinho mais há a diferença no paladar pra cada tipo de vinho .


Nome:Mariellen Tavares Soares
Turma:3013 N°23

Anônimo disse...

Interessante o processo que as uvas fazem, eu não sabia que ao serem prensadas,viravam o Acóol
Interessante Também importância das cascas usadas na fermentação.
Não posso deixar de citar, que o Vinho nos traz grandes Beneficios a Saúde, Exemplo:pode reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares,Diabetes, Câncer de Mama, e etc.. o Vinho ao Ser Ingerido pode nos trazer Grandes Beneficios a Saúde! Nome: Maísa Alves Turma: 3010 N° 29

Anônimo disse...

Interessante o processo que as uvas fazem, eu não sabia que ao serem prensadas,viravam o Acóol
Interessante Também importância das cascas usadas na fermentação.
Não posso deixar de citar, que o Vinho nos traz grandes Beneficios a Saúde, Exemplo:pode reduzir os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares,Diabetes, Câncer de Mama, e etc.. o Vinho ao Ser Ingerido pode nos trazer Grandes Beneficios a Saúde! Nome: Maísa Alves Turma: 3010 N° 29

Anônimo disse...

Não sabia que demora, em cerca de 25 anos para o envelhecimento do casco de carvalho, e de uma certa forma ajuda na conservação do vinho,e na minha "ex- percepção" o vinho tinha apenas uma diferença entre ele, ou era vinho seco ou vinho doce. O vinho é uma bebida muito famosa e antiga, sua produção desenvolve uma química muito legal e interessante de se estudar, pois vemos que o vinho é um conjunto de vários fatores químicos,até chegar ao seu ponto final. Depois desse texto pude entender o porque de algumas pessoas falarem que quanto mais velho o vinho, melhor o seu gosto.

Aluno:Erick de Oliveira Augusto
Turma:3008

Anônimo disse...

Fermentação do Vinho, Sem dizer em relação ao tempo de envelhecimento em cascos de carvalho pode levar até 25 anos, Interessante a Importancia que as Cascas fazem na fermentação, além que o Vinho tem uma grande importancia na nossa saúde, pois previne de doenças CardiovasMuito Interessante o Processo de culares e entre outras!Nome: Laísa Silva turma:3009

Anônimo disse...

Desconsidere o 1° comentário!

Interessante o processo da
Fermentação do Vinho, Sem dizer em relação ao tempo de envelhecimento em cascos de carvalho pode levar até 25 anos, Interessante a Importancia que as Cascas fazem na fermentação, além que o Vinho tem uma grande importancia na nossa saúde, pois previne de doenças Cardiovasculares e entre outras!Nome: Laísa Silva turma:3009

Anônimo disse...

Muito bom esse resumo da produção de vinho, achei muito interessante! O que mais me chamou a atenção foi o tempo em que o vinho fica dentro dos cascos de carvalho para se ter uma bebida de qualidade, fiquei impressionada por levar tanto tempo! A classificação do vinho também foi algo que me chamou bastante atenção, eles são classificados quanto ao teor de açúcar e quanto à cor. É incrível saber que a química está mais presente em nosso dia a dia do que podemos imaginar, a partir dela entendemos e compreendemos diversos processos, como este, da produção de vinho.

Nome: Julliana Peres
Turma: 3012 Nº: 13

Anônimo disse...

Fiquei surpreso,como são feitos e como o vinho e envelhecido, fui pesquisar um pouco mais sobre como o assunto, achei super interessante o tempo que demora para o vinho ficar realmente bom e como eles são mantidos para ficar bom . E os tipos de vinhos e os tipos de uvas que são usadas para fazer os diferentes vinhos .

Nome : Guilherme Leal
Turma : 3009 Numero : 7

Anônimo disse...

Adorei entender um pouco mais sobre a produção do vinho, não sabia das suas classificações! Fiquei muito surpresa em saber que demoram cerca de 25 anos para que o vinho envelheço nos cascos de Carvalho e se torne um vinho de qualidade. Nunca tinha tido a curiosidade de pesquisar sobre a composição química do vinho, mas depois desse resumo fiquei muito interessada, pois além de ser uma bebida muito antiga e famosa é também muito curiosa em seu processo de produção.


Nome: Jaqueline Pereira
Numero: 09
Turma:3012

Anônimo disse...

Que tema interessante! Gostei de saber o que acontece durante o processo de fermentação do vinho. Achava que vinho era feito somente de uvas e aguardente. Também não sabia que demorava tanto para o envelhecimento dos cascos e também não sabia que existiam tantas classificações por cores, só sabia que existiam o vinho tinto e o branco. Acabei por tirar curiosidades e aprender bastante. Agora posso dizer que conheço um pouco melhor o processo de composição de umas das bebidas mais antigas e famosas do mundo.

Nome: Rayane Ferreira
Turma: 3012
N°: 18

Anônimo disse...

Nossa muito interesante o processo de fermentação do vinho e sua variação de sabores quanto ao teor de açucar. Eu nem sabia que o vinho envelhecia por tanto tempo. Agora eu sei um pouco mais sobre o processo de produção atraves dessa postagem .

NOME: Dandara dos santos N°06 T°3008

Anônimo disse...

Achei super interessante esse tema. É importante ressaltar que a química orgânica está relacionada não só ao vinho, mas em muitos outros produtos do nosso dia a dia. O vinho é uma bebida muito famosa, mas a grande maioria que bebe, não sabe que o demora todo esse tempo e que tem que ficar protegido de luz e sol para se tornar um vinho de qualidade. E o vinho bebido em pequenas quantidades diárias ajuda a evitar doenças cardiovasculares...

Nome: Claudio Pavoni
Número: 07
Turma: 3013

Anônimo disse...

É interessante a história do vinho , uma bebiba socio-cultural e religiosa.O vinho é degustado em várias datas comemorativas , principalmente as de finais de ano.Também é interessante os tipos de cores e o processo de fermentação, o vinho é uma bebida boa que tenque ser consumida com moderação, pois ela também tem seus benefícios para a saúde.

Nome:Ana Cristina de Carvalho Mendes
Turma:3011
N°:1

Anônimo disse...

Achei muito interessante essa publicão , pois conheci mas sobre o processo do vinho , aprendi que quanto mas velho o vinho for melhor ele fica , e também vi que as cores das uvas diferenciavam sabores e tonalidades dos vinhos.
nome : gabriela barbosa de lima
turma:3010

Anônimo disse...

Nunca tinha pensado que química orgânica tinha relação com alimentos e bebidas. As únicas coisas que eu sabia sobre o vinho é que ele faz bem a saúde se tomarmos com moderação e que quantos mais velho melhor. Super interessante a parte em que a variedade de uva muda o sabor e a tonalidade do vinho, e que os cascos de carvalho demoram 25 anos para envelhecer.

Nome: Letícia das Neves de Sousa
Turma: 3013

Anônimo disse...

Muito interessante falar da química orgânica e ressaltar o vinho como um dos componente,interessante o tempo que leva para chegar a um determinado gosto e os variados tipos de vinho,muito importante lembrar que uma dose moderada de vinho faz bem para a memoria. Muito importante essa matéria, em todos os momentos de nossas vidas nos deparamos com os mais variados tipos de componentes químicos. Bom eu não sabia muitas coisas sobre o vinho,mais aprendi bastante com essa postagem no blog.

Joice Siqueira Neri T: 3012

Anônimo disse...

A algum tempo eu vi uma matéria sobre o mesmo vinho do Porto e gostei bastante. Muitas pessoas acham que é fácil fazer Vinho, mais é um processo que requer muito trabalho e conhecimento em Química como deu pra perceber pelo seu artigo. A Química é algo que esta em tudo ou quase tudo em nossas vidas. Além de uma ótima bebida o vinho é uma grande aula.

Erick Pavoni
Turma: 3012

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Quase 3 décadas para um vinho de boa qualidade envelhecer, não sabia que precisava de tanto tempo para o vinho amadurecer. O vinho tem várias classificações como pode ver no texto e interessante a concentração de açúcar no vinho. Muito bom o post e as fotos.
Aluno: Thiago José Ribeiro Pereira
Turma: 3013

Anônimo disse...

Muito interessante este conteúdo, muitas das coisas que eu acabei de ler eu não tinha noção da história do vinho,de quanto tempo demorava, a quantidade de açúcar em cada tipo de vinho e nem que o vinho sofria o processo da fermentação e as fotos estão ótimas.
Nome: Monique Cristina de S. Lemos
Turma: 3008

Anônimo disse...

Achei interessante. Como a maioria, eu não tinha muita noção do assunto. Não fazia ideia do tempo de envelhecimento do vinho e nem das classificações. Impressionante todo o trabalho que existe por traz da fabricação do vinho. Admirável! Gostei bastente. POR: Dayane Alves Nunes TURMA:3012

Anônimo disse...

Tema muito interessante, nunca tinha ouvido falar muito sobre vinho,sabia apenas que quanto mais antigo for o vinho mais valor ele tem.Depois de ler essas informações pude aprender um pouco sobre a produção do vinho,principalmente sobre a parte de fermentação achei super interessante o processo de transformação de glicose e frutose em etanol,também não sabia a diferença entre os tipos de vinho,agora consegui ter uma noção em relação a esse assunto.



NOME:Kaio Paranhos de Souza
Nº19
T:3013

Anônimo disse...

Achei muito interessante sobre esse assunto sobre o vinho, pois para mim o vinho era mais simples de se fazer, não sabia que levava 25 anos para envelhecer em cascos de carvalho.Sei que quanto mais velho é melhor. O que mais me chamou a atenção foi sobre as características únicas da cor,sabor,aroma e tamanhos das uvas.
NOME:Rhafaela Gonçalves de Faria
TURMA: 3009

Anônimo disse...

Nossa,achei muito interessante,a maioria das pessoas que bebem vinho e não fazem ideia de como é o feito o processo de fermentação,as características únicas da cor,aroma etc.Achei também muito interessante o tempo que leva para envelhecer em cascos de carvalho,achei que era menos tempo,Aprendi bastante com esse post.

nome:Daniele de Oliveira Paiva
turma:3011

Unknown disse...

Muito interessante a produção do vinho , leva muitos anos para ficar o sabor característico , e o processo de fermentação , que é algo bastante diferente e na maioria das vezes possui diferentes formas de se fazer , dependendo do tipo de uva , é parecido com a produção de queijo , é bem legal a produção desses alimentos.

NOME:leonardo longo de carvalho TURMA:3013
N°: 27

Anônimo disse...

A produção do vinho se torna muito cativante , pois nos mostra a importância,não só das escolhas das uvas ,quanto na fermentação, além de nos mostrar que após o armazenamento o vinho pode chegar a durar anos ; entretanto os vinhos mais saborosos são os mais antigos.

MONE:Jessica do carmo de oliveira vicente
TURMA:3010

Sabrina Yamara. disse...

Que pude observar que o vinho precisa de procedimentos longos e delicados,como por exemplo o envelhecimento que pode levar até 25 anos,bem surpreendente e interessante.além disso a variedades de Uvas,Coloração é etc.A concentração de algumas substâncias no vinho como o Etanol ou álcool dão um gosto adocicado ao vinho,que geralmente são os que as pessoas gostam mais.Portanto Achei bem bacana conhecer um pouco mais dessa bebida popular é muito importante no acompanhamento de vários pratos da culinária mundial,que realça os sabores de uma boa comida.

Anônimo disse...

Fazendo uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto, descobri que a primeira fase da fermentação pode durar até, no máximo duas semanas. Além disso, descobri que o Vinho do Porto é com idade superior a 10 anos que se descobrem e intensificam-se aromas e sabores que de outro modo não estariam presentes ou não seriam tão relevantes.

NOME: Carina Mota Rabelo
TURMA: 3008

Anônimo disse...

É difícil ser original e sincero quando o assunto em questão não nos interessa muito. Para ser sincera não tinha noção nenhuma sobre vinhos, este post contribuiu para o meu interesse sobre o assunto, e ao conhecimento de sua relação com a quimica ôrganica, fermentação etc. Adorei tudo.
É sempre bom permanecer informado sobre tudo, e vinho é algo sobre o qual eu não conhecia muito obrigada.

PS: Pesquisei mais (com o intuito de acrescentar algo, mas o post está completinho, apresenta as curiosidades de modo geral, perfeito.)

Nome: Esteliane S. da Trindade
Turma: 3010
N°: 12

Anônimo disse...

Ajudou sim Professora, eu sabia que o vinho quanto mais velho melhor mais não sabia que poderia ficar mais de 25anos para ficar pronto um vinho, é muito interessante que com os açucares das uvas podem ser transformados em etanol e quanto a cor do vinho eu já tinha ouvido a falar do rosado, tinto e branco mais o verde é uma novidades para mim. Gostei muito de saber mais sobre vinho.
Nome: Felipe da Silva Bezerra

Turma: 3008

Anônimo disse...

eu não consumo vinho, por isso nunca me interessei por pesquisar sobre sua fabricação, agora que parei pra ler sobre o assunto, achei muito interessante, são muitas curiosidades legais sobre o assunto!!

Nome:Valney dos santos
Turma: 3010

Anônimo disse...

Muito interessante saber sobre o vinho, uma bebida tão antiga e que até hoje faz muito sucesso. Nunca podia imaginar que existisse vários tipos de cores da uva e que levasse tanto tempo para o envelhecimento em cascos de carvalho, isso despertou em mim a curiosidade de saber mais sobre o assunto.

Débora Rodrigues Livio. Turma: 3008. N° 08

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

O envelhecimento e a fase mais cultuada do processo ,sua fabricação em geral e bem interessante ainda mais a esmagagem que e feita com os pés tradição mantida até hoje.Em Portugal existem tipos de vinho especifico o vinho verde que pode ser tinto ou branco .já fui a Portugal mais não figuei muitos dias por lá então não tive o oportunidade de ter visto a fabricação do vinho como você viu professora.
karina mesquita turma :3011

Anônimo disse...

PARA ESCLARECER:
1º - AS UVAS NÃO SÃO MAIS PRENSADAS COM OS PÉS E SIM POR MÁQUINAS.

2º A FERMENTAÇÃO É FEITA COM O AUXÍLIO DO MICRORGANISMO SACCHAROMYCES CEREVISAE, QUE NÃO É BACTÉRIA E SIM UMA LEVEDURA.

PROFESSORA ADELINA