CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



quinta-feira, 14 de maio de 2009

COMO AJUDAR?!!


A salvação do planeta vai além das ações individuais da sociedade. É fácil transferir a responsabilidade, por exemplo, do controle do consumo para as pessoas, porque devemos entender que quem dita as regras de como e quanto consumir é quem produz. Nós somos uma pequena parcela dessa conta. Então, temos que ser críticos com o que ouvimos e lemos. Lembrando Paulo Freire, “temos que ver o mundo além do mundo”. No entanto, poderia destacar atitudes como:
- interessar-se pelo assunto ambiental, procurar informações em diferentes fontes, para não ter visão unilateral;
- participar de associações de bairro para interferir nos processos decisórios locais, exercendo a cidadania plena;
- gostar de você, pois como ajudar outras pessoas e o meio em que vivemos se não gostamos de nós mesmos?
- ser solidário sempre, pois é isso que falta no mundo;
- usar adequadamente os recursos naturais, tais como: fechar a torneira ao escovar os dentes; banhos mais curtos; comprar somente o necessário; separar material para ser reciclado e se possível fazer do seu lixo orgânico uma composteira para adubar suas plantas; andar de transporte público, porém exigir dos seus representantes que seja de qualidade; caminhar e andar de bicicleta quando possível, e outros tantos exemplos que podem ser encontrados em revistas, jornais, sites e livros.

Rose Gottardo - mestre em Educação e pós-graduada em Educação Ambiental pela FSP-USP. Rose coordena o curso de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da São Paulo Master School e o MBA de Gestão Ambiental do Instituto Nacional de Pós-Graduação.

Um comentário:

prof cristina disse...

já estou fechando a minha .