CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



quinta-feira, 7 de maio de 2009

VISITA À ETA GUANDU - 20/05/2009












TURMA 2001 - ATENÇÃO!!!

Estudar as etapas do tratamento de água em relação ao consumo de energia e de substâncias durante todo o processo.

A CEDAE utiliza no tratamento, diariamente, uma média de 100 toneladas de sulfato de alumínio ou cloreto férrico, 20 toneladas de cal virgem, 15 toneladas de cloro, 200 quilos de polieletrólito e sete toneladas de ácido fluorssilícico, utilizado na prevenção de cárie dentária. Além disso, a ETA do Guandu gasta cerca de 25 mil megawatts/hora (MWh), equivalente ao consumo de uma cidade de 600 mil habitantes.

A água bruta utilizada provém do rio Guandu, que passa nas imediações. Protegidas por uma barragem flutuante e um sistema de grades, as tomadas de água têm barragens flutuantes que impedem a passagem de galhos, plantas ou qualquer outro material. A água segue, através de um túnel para os desarenadores, que removem areia e materiais pesados em suspensão.
Depois, a água segue para uma grande caixa, denominada "Caixa de Tranqüilização", onde é aplicado o sulfato de alumínio ou cloreto férrico, que funciona como coagulante químico. Essa substância, bem misturada no floculador, junta impurezas dissolvidas e em suspensão na água, que formam pequenas partículas: os flocos.
Depois dos floculadores, a água passa pelos decantadores, onde os flocos sedimentam pela ação da gravidade. Decantada, a água segue para os filtros de areia para ser clarificada e limpa, recebendo em seguida o cloro. A desinfecção é feita para a eliminação de bactérias e outros microorganismos patogênicos.
Feita a cloração, é adicionado cal virgem, que retira a acidez da água, protegendo as tubulações e equipamentos. Finalmente, é feita a fluoretação para auxiliar na prevenção da cárie dentária.
Esse tratamento evita a transmissão de doenças de veiculação hídricas, pois a água contaminada traz doenças como hepatite, tifo, diarréia, verminoses e esquistossomose.

Nenhum comentário: