CONSCIÊNCIA NO CONSUMO

AQUI É UM ESPAÇO DE REFLEXÃO

CONSCIÊNCIA EM UM NOVO ESTILO DE VIDA E PADRÕES DE CONSUMO

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

“A reverência face à vida, o respeito inviolável aos inocentes, a preservação da integridade física e psíquica das pessoas e de toda a criação, o reconhecimento do direito do outro a existir com sua singularidade constituem pilastras básicas sobre as quais se constrói a sociabilidade humana, os valores e o sentido de nossa curta passagem por esse Planeta”.

FONTE: LIVRO “A OPÇÃO TERRA” DE LEONARDO BOFF



sábado, 30 de maio de 2009

INICIATIVAS SIMPLES PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE

TEXTO DE CRSITINA COPLE (tirado da internet em 30/05/2009)

No último fim de semana, os paulistanos que passaram pela Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera encontraram ativistas da ONG SOS Mata Atlântica pedido às pessoas que façam xixi no banho! Isso mesmo. Ao invés de fazer urinar no vaso sanitário, faça no chuveiro: a medida simples ajudaria a economizar água da descarga.
“Em período de crise financeira, em que se ouve muito ‘não’ para tudo, este ano quisemos levar o ‘sim’ para o cotidiano das pessoas. A quantidade de água poupada em cada descarga chega a 12 litros”, diz o diretor de Mobilização da ONG, Mario Mantovani. “Uma descarga por dia corresponde a 4.380 litros de água por ano”, ressalta. Somente em São Paulo, poderia ser economizado mais de 1.500 litros de água por segundo.

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Para aqueles que têm dúvida se esta é uma prática higiênica, a ONG esclarece: a urina é composta 95% de água e 5% de outras substâncias, como uréia e sal. Assim, o xixi no banho está liberado!Para Márcio Araújo, idealizador do Idhea (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica), “é importante mostrar que a defesa do meio ambiente não é só a militância. O consumidor pode contribuir utilizando produtos sustentáveis dentro de casa”.Criado em 1998, o Idhea é um instituto privado que oferece consultoria para construções sustentáveis. Especialistas atendem pessoas interessadas em construir casas ecologicamente corretas e indicam como utilizar água da chuva, tratamento de esgoto, uso de tinta não tóxica, etc.

DICAS SIMPLES
Quem não tem recursos para investir numa construção ecologicamente correta também pode fazer pequenas coisas para evitar a degradação do meio ambiente.Utilizar canecas de cerâmica ao invés dos copinhos plásticos descartáveis é uma delas. A idéia foi lançada pelo projeto USP Recicla. Cada calouro que entrava na universidade ganhava uma caneca de presente.Outra idéia é utilizar imprimir folhas na frente e no verso, além de guardar cartuchos de tinta para a reutilização.As lâmpadas fluorescentes não devem ser descartadas no lixo comum, pois contém material tóxico. Elas devem ser levadas de volta para as lojas em que foram compradas ou entregues em postos de coleta.

ALIMENTAÇÃO
Os produtos que vão à mesa também podem ajudar a preservar a natureza. A Associação de Agricultura Orgânica (AAO) de São Paulo lançou um selo de garantia que certifica mais de 500 produtores. A AAO inaugurou a primeira Feia do Produtor Orgânico, em 1992, no mesmo lugar da sua sede, o Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo.Ao todo 32 produtores comercializam produtos diversos como verduras, legumes, hortaliças, frutas, pães e laticínios.

3 comentários:

Unknown disse...

Felipe de Oliveira Fernandes.
T: 1022 N° 07
Colégio Estadual Vicente Jannuzzi/turno da tarde 1°ano

Gostei muito do site,bem informativo,bastante colorido e o melhor bastante imagem, nos não prescisamos ter de ler muitas coisas.

Unknown disse...

Nome : Yasminn Martins número: 46 Turma : 1018

Bom o blog ta show de bola , muitas imagens interessantes , ta muito informativo , ta explicando tudo com muita clareza sobre CONSUMO , LIXO , aquecimento global , esfeito estufa e etc..
Os trabalhos das turmas em geral foram feito com dedicação, algumas apresentações musicas sobre consumo foi ótima , resumindo está muito enteressante .
Abraços

Anônimo disse...

Nome:Paloma de Oliveira t:1018 n:28

Esse blog ficou muito legal ,adorei as imagens ,enssina muitas coisas ,bem informativo bem interessante ,adorei os trabalhos,adorei as brincadeiras que teve tudo em geral ...

Muitooo boom ..